O administrador da Sonae João Dolores destacou hoje, em declarações à Lusa, as “vendas recorde em 2018” do retalho do grupo, salientando tratar-se de um ano “muito positivo” que permite “manter otimismo” em relação a 2019.
De acordo com as vendas preliminares da Sonae no retalho, estas subiram 7,6% no ano passado, face a 2017, para 6.317 milhões de euros, com a Sonae MC (que tem os hipermercados Continente) a ultrapassar, “pela primeira vez, os 4.000 milhões de euros no conjunto do ano”.
“Foi um ano muito positivo” para o retalho da Sonae, salientou o ‘chief corporate center officer’ (CCCO) do grupo, apontando que também o desempenho no quarto trimestre “foi o melhor de sempre”, acima dos 1.800 milhões de euros, mais 9,3% em termos homólogos.
“O crescimento foi transversal a todas as áreas do grupo”, sublinhou, apontando ainda o crescimento “bastante forte” da Worten.
João Dolores sublinhou também o aumento das vendas ‘online’, que subiram 30% face a 2017, para 150 milhões de euros.
“Todas as nossas vendas ‘online’ estão a crescer fortemente”, a taxas de “dois dígitos”, disse.
Com uma aceleração “de todos os negócios” no quarto trimestre de 2018, o administrador da Sonae mantém “o otimismo” face a este ano, embora dependente das condições do mercado externo.
As vendas da Sonae MC, que tem o retalho alimentar (Continente), subiram 7%, “superando pela primeira vez os 4.000 milhões de euros no conjunto do ano”, sendo que a “evolução traduziu o crescimento de vendas no universo comparável de lojas, bem como o reforço da rede de lojas de proximidade” e permitiu “continuar a reforçar a sua liderança num mercado muito competitivo”, refere o grupo.
Em 2018, as vendas da Sonae MC, que terminou o ano com mais 13 Continente Bom dia, três Continente Modelo e 22 unidades Well’s, foram de 4.158 milhões de euros.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com