[weglot_switcher]

Ricardo Baptista Leite avisa que Portugal “continua no fio da navalha” quanto à Covid-19

Deputado social-democrata apelou a maior investimento no aumento de capacidade do Serviço Nacional de Saúde e voltou a alertar para o atraso de Portugal na encomenda de vacinas para a gripe sazonal.
14 Maio 2020, 13h09

O deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite disse que Portugal “continua no fio da navalha” quanto à pandemia de Covid-19, comentando o facto de na apresentação da situação epidemiológica em Portugal feita nesta quinta-feira no Infarmed ter ficado claro que o número absoluto de reprodução do coronavírus continua muito próximo do valor 1, salientando os riscos de contágio em lares, albergues e hostels.

“A atitude e responsabilidade de cada um dos portugueses vai ser crítica para sairmos desta crise”, disse o parlamentar, que representou o PSD na reunião, tal como o deputado Adão Silva, com o presidente do partido, Rui Rio, a participar por videoconferência.

O deputado destacou ainda que “temos que esperar pelo melhor mas preparar para o pior”, dizendo que teriam faltado 352 camas de cuidados intensivos “mesmo com o investimento nestes últimos dois meses” se Portugal tivesse mantido o Serviço Nacional de Saúde a funcionar em pleno durante a pandemia.

Baptista Leite realçou também a importância da vacinação contra a gripe sazonal para garantir que o SNS não fique sobrecarregado numa segunda vaga da Covid-19 no próximo outono ou inverno. E voltou a alertar que Portugal ainda não iniciou um procedimento concursal para adquirir lotes de vacinas, “ao contrário de quase todos os países europeus”.

Referindo-se à “natural ansiedade” dos pais de crianças que regressarão às creches e de jovens que voltarão a ter aulas do 11.º e 12.º anos de escolaridade, o social-democrata apelou ao envio para a Assembleia da República de questões que necessitem de esclarecimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.