[weglot_switcher]

Ricardo Salgado suspeito de pagar “luvas” na Venezuela

O dinheiro terá saído da ES Enterprises, empresa do Grupo Espírito Santo, como contrapartida à obtenção de negócios, noticia o Correio da Manhã.
  • Rafael Marchante/Reuters
18 Fevereiro 2018, 13h58

Ricardo Salgado, antigo presidente do BES e homem forte do grupo Espírito Santo, é suspeito de ter dado instruções ao GES para pagar cerca de 100 milhões de euros a políticos na Venezuela, avança o Correio da Manhã.

A suspeita do Ministério Público é referida num acordão do Tribunal da Relação de Lisboa, que se pronuncia sobre um recurso de João Alexandre Silva, antigo diretor da sucursal financeira do BES na Madeira, que está em prisão domiciliária desde o ano passado.

As supostas “luvas”, segundo o CM, teriam sido pagas em troco da realização de negócios de empresas do Estado venezuelano com o Banco Espírito Santo.

Recorde-se que a Petróleos de Venezuela era uma das maiores clientes do BES. Em 2 de julho de 2017, o Jornal Económico noticiou que cinco empresas do universo empresarial da petrolífera estatal PDVSA efetuaram transferências para fora do território nacional superiores a cinco mil milhões de euros.

Ainda de acordo com o Correio da Manhã, os pagamentos foram efetuados a partir da empresa do Grupo Espírito Santo, que se pensa ter funcionado como saco azul, a Espírito Santo Enterprises (ES Enterprises).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.