[weglot_switcher]

Rio de Janeiro multa bares e restaurantes que oferecem palhinhas de plástico

As autoridades do Rio de Janeiro começaram hoje a multar os cafés, restaurantes e bares de praia da emblemática cidade brasileira que oferecem palhinhas de plástico aos clientes. ”Estamos na vanguarda de uma grande luta em defesa do meio ambiente”.
19 Setembro 2018, 12h53

As autoridades do Rio de Janeiro começaram a multar os cafés, restaurantes e bares de praia da emblemática cidade brasileira que oferecem palhinhas de plástico aos clientes, anunciou o Prefeito da cidade num comunicado.

Os estabelecimentos que desobedecerem à regra estarão sujeitos a uma coima que pode variar entre os 650 reais (cerca de 133 euros), valor que será aplicado a vendedores ambulantes, e os 1.650 mil reais (cerca de 340 euros).  Em caso de reincidência, a punição pode chegar aos 6 mil reais (cerca de 1235 euros), segundo a nota da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Os funcionários do organismo de vigilância sanitária do Rio visitaram cerca de 5 mil estabelecimentos para alertar os proprietários sobre a necessidade de substituir as palhinhas. Aprovada pela Câmara Municipal a 4 de julho e regulamentada por Marcelo Crivella, Prefeito da cidade, 13 dias depois, a lei prevê a substituição das palhinhas de plástico por versões biodegradáveis ou recicláveis.

Os estabelecimentos auditados tiveram até esta terça-feira, 18 de setembro, para realizarem a mudança, enquanto que as instalações que ainda não foram examinadas pelas autoridades têm um prazo de 60 dias para fazê-lo a partir da primeira visita dos técnicos.

“O Rio de Janeiro tornou-se na primeira capital do Brasil a proibir palhas de plástico descartáveis. Estamos na vanguarda de uma grande luta em defesa do meio ambiente”, refere o Prefeito da cidade, Marcelo Crivella. “Esta é uma causa de toda a população, que pode ajudar o gabinete do Prefeito a monitorizar e a cobrar dos comerciantes o cumprimento da lei”, disse.

De acordo com um relatório conduzido pela ”Greenpeace”, (organização não governamental de ambiente), estima-se que mais de um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem a cada ano como resultado dos resíduos plásticos que chegam ao mar, incluindo palhinhas, que podem demorar até 500 anos para se decomporem no meio ambiente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.