[weglot_switcher]

Trump diz que riqueza dos EUA não deve ser posta em risco por “sonhos e aerogeradores”

“Eu fiz mais declarações de impacto ambiental do que qualquer um que tenha sido presidente. E acho que sei mais sobre o meio ambiente do que a maioria das pessoas”, garantiu Trump aos jornalistas presentes no G7.
27 Agosto 2019, 18h56

O presidente norte-americano, Donald Trump, não esteve presente na reunião na qual o G7 discutiu as alterações climáticas e já afirmou publicamente diversas vezes que não acredita no aquecimento global. Questionado sobre a sua ausência, Trump sublinhou que a riqueza norte-americana se deve à energia e que não vai colocar a riqueza em risco devido a sonhos e aerogeradores.

Em 2017, Donald Trump retirou a assinatura dos Estados Unidos do acordo climático de Paris, que data de 2015 e foi assinado por Barack Obama. O Acordo de Paris foi apoiado por mais de 200 países, mas Trump retirou a assinatura por considerar o aquecimento global uma “fraude”.

“Sinto que os Estados Unidos da América têm uma enorme riqueza. A riqueza está sob os seus pés. Eu fiz com que essa riqueza ganhasse vida…Somos o maior produtor de energia mundial”, garantiu Trump quando questionado sobre as suas opiniões relativamente às alterações climáticas.

“Eu não vou perder riqueza, não vou perder isso por sonhos e aerogeradores, que francamente não estão a funcionar muito bem”, acrescentou o presidente norte-americano. Além de cancelar o Acordo de Paris, Trump também enfraqueceu a Lei de Conservação da Vida Selvagem.

A ausência de Trump foi notória para os jornalistas, mas o presidente francês, Emmanuel Macron, minimizou a ausência: “Ele não estava na sala, mas a sua equipa marcou presença”, sustentou, acrescentando que os EUA estão com os restantes países do G7 relativamente à “biodiversidade e na iniciativa da Amazónia”.

Nas declarações, Trump auto-intitulou-se como ambientalista e sustentou que preencheu muitas declarações de impacto ambiental quando exerceu funções de promotor imobiliário. “Quero a água mais limpa da Terra. Quero o ar mais limpo da Terra. E é isso que estamos a fazer”, afirmou Trump.

“E eu sou um ambientalista, muitas pessoas não compreendem isso. Eu fiz mais declarações de impacto ambiental do que qualquer um que tenha sido presidente. E eu acho que sei mais sobre o meio ambiente do que a maioria das pessoas”, garantiu aos jornalistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.