[weglot_switcher]

Riscos de recessão aumentam para a Alemanha com fraca procura industrial externa

A fraca procura externa e saída atrasada do Reino Unido do bloco europeu arrefeceram os níveis de exportação de produtos ‘Made in Germany’. Risco de uma recessão económica agrava-se.
  • Stefanie Loos/Reuters
5 Setembro 2019, 16h46

As encomendas industriais alemãs caíram mais do que o esperado no mês de julho devido à fraca procura exterior.

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Economia alemão, e citados pela Reuters, sugerem que os fabricantes em dificuldades são resultantes de um crescimento global lento e uma incerteza comercial causada por disputas comerciais e pela saída planeada, mas atrasada, do Reino Unido da União Europeia.

Assim, os artigos ‘Made in Germany’ derraparam 2,7% em julho comparativamente ao mês anterior. De acordo com o Ministério da Economia alemão, os fracos números foram impulsionados por uma grande queda nas encomendas de países fora da zona euro. Os pedidos de países não pertencentes à UE caíram quase 7% em pleno verão, enquanto a procura dos países europeus e as encomendas domésticas aumentaram ligeiramente, revelam os dados.

“A miséria na fabricação continua. O declínio de novos pedidos aumenta significativamente o risco de recessão para a economia alemã ”, afirmou o analista do VP Bank Thomas Gitzel à Reuters.

O produto interno bruto (PIB) da Alemanha contraiu 0,1% em relação ao trimestre anterior, devido às exportações mais fracas e com uma queda nas vendas externas impulsionadas principalmente pelo Brexit e pela fraca procura chinesa. Também no vermelho, está o nível de desemprego que aumentou em agosto. O analista avança que a tendência de desaceleração vai continuar no terceiro trimestre do ano.

O governo espera que o crescimento económico arrefeça 0,5% este ano, face aos 1,5% registados no ano anterior. Esse seria o crescimento mais fraco desde 2013, quando a zona do euro enfrentava a crise económica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.