[weglot_switcher]

Roteiro da Energia: Visita de 3 dias de Šefčovič a Portugal começa hoje no Porto

Entre os dias 16 e 18 de julho, Portugal recebe a visita de Maroš Šefčovič que vem direto para o Porto. Para além de levar a cabo, pela segunda vez, o Roteiro de Energia, dividirá a sua agenda entre encontros com membros do Governo e ainda participará em fóruns de debate.
16 Julho 2017, 12h00

O vice-presidente da Comissão Europeia Maroš Šefčovič está em Portugal para o seu segundo Roteiro da Energia no país. Neste primeiro dia, no Porto, o comissário europeu Carlos Moedas também participa no programa, sendo que Šefčovič tem agendados vários eventos abertos ao público e tem reuniões bilaterais com o Governo português. O vice-presidente terá ainda reuniões com governantes estrangeiros.

Assim, o programa prevê que, pelas 16h00, se realize uma reunião bilateral com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e uma hora mais tarde Šefčovič visitará a Veniam (incluindo um percurso em autocarro da STCP – Porto). O dia termina com  um jantar de trabalho com o ministro do Ambiente.

Na segunda-feira, a visista continua pela cidade invicta mas terminará já na capital. Pelas 9h00 terá início uma reunião bilateral com o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e antes das 10h00 segue para uma visita à EFACEC, no Parque Empresarial Arroteia Poente – Leça do Balio, com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes que o leva de seguida até ao INESC .

Pelas 12h00, o vice-presidente Maroš Šefčovič fará uma intervenção na Conferência “Energia limpa e interligações energéticas”, organizada em colaboração com o secretário de Estado da Energia e com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Também intervém o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o ministro da Energia, das Minas e do Desenvolvimento Sustentável de Marrocos, Aziz Rabbah, e o secretário de Estado da Energia da Alemanha, Rainer Baake.

Pelas 20h30, já em Lisboa, Šefčovič janta com Bertrand Piccard (explorador e presidente da Fundação Solar Impulse, conhecido também por ter dado a volta ao mundo num avião movido a energia solar), e com vários CEOs de startups portuguesas a operar na área da energia e com vencedores de prémios para melhores teses universitárias sobre energias renováveis.

No último dia, 18 de julho, Šefčovič participará, entre as 11h00 e as 12h30 no diálogo com cidadãos sobre ” O impacto tangível da União da Energia nos Cidadãos”, no Centro Cultural de Belém, sala Luís de Freitas Branco. Participam também o comissário europeu Carlos Moedas e Bertrand Piccard.

Pelas 15h30, o vice-presidente da Comissão Europeia e Carlos Moedas têm agendada uma reunião bilateral com o primeiro-ministro António Costa. Uma hora mais tarde, decorrerá a apresentação da ProDrone, com o comissário europeu Carlos Moedas, no Parque das Nações (interseção Torre Vasco da Gama e Passeio das Tágides). Nesta zona ainda, ambos visitarão a Lisboa Bike Sharing project.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.