[weglot_switcher]

Rui Pinto acusa António Costa de desvalorizar “as questões de Estado de direito”

Numa mensagem publicada no Twitter, o pirata informático acusa o líder do Executivo socialista de desvalorizar “as questões do Estado de direito” e apoiar um país onde “é exercida tortura psicológica na prisão sobre um cidadão português”.
  • ​AFP/​Getty Images
29 Novembro 2020, 18h38

O pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro, António Costa, por ter alinhado com a Hungria e a Polónia contra o mecanismo de Estado de direito. Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusa o líder do Executivo socialista de desvalorizar “as questões do Estado de direito” e apoiar um país onde “é exercida tortura psicológica na prisão sobre um cidadão português”.

“António Costa desvaloriza as questões de Estado de direito, em relação a um país onde, entre outros, é negado a um detido o contacto com o seu advogado, e onde é exercida tortura psicológica na prisão sobre um cidadão português. São curiosos os meandros das relações entre Estados”, escreveu o hacker português, no Twitter, depois de o jornal “Público” ter noticiado que António Costa terá “jogado” ao lado da Polónia e Hungria.

Em causa estão acusações do ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Witold Waszczykowski, de que Portugal terá sido “muito crítico”, nas reuniões preparatórias do Conselho Europeu (cujas atas não são divulgadas) em relação ao mecanismo de salvaguarda do Estado de Direito, enquanto condição para os Estados-membros da União Europeia (UE) terem acesso às verbas destinadas à recuperação do bloco europeu pós-Covid.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português assegura, no entanto, que o respeito pelo Estado de Direito “sempre foi uma linha vermelha” para o Governo de António Costa e nega que Portugal tenha abandonado essa posição. Segundo a investigação do “Público”, também a Itália, República Checa, Eslováquia, Bulgária e Croácia terão manifestado dúvidas e criticado a iniciativa de condicionar os fundos europeus ao Estado de direito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.