[weglot_switcher]

Rui Pinto colabora com a justiça francesa no processo Football Leaks

Investigação envolve a UEFA, Paris Saint-Germain, Manchester City e investidores estrangeiros do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.
  • Kacper Pempel / Reuters
18 Janeiro 2019, 16h20

Rui Pinto, o ‘hacker’ suspeito de ter divulgado emails do Sport Lisboa e Benfica, encontra-se a colaborar com a justiça francesa no processo denominado como Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos, segundo relatou ao “Diário de Notícias’ o advogado do português de 30 anos, William Bourdon.

Segundo o Football Leaks, o Qatar e Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos terão injetado 4 mil milhões de euros ilegalmente nos clubes em questão, por forma a aumentar o orçamento e cumprir as regras da UEFA.

O órgão máximo do futebol europeu refere que os clubes não podem gastar mais do que ganham num ano e os limites do défice são de 30 milhões em três épocas. Os dois clubes, já foram multados em 60 milhões de euros pela UEFA em Maio de 2014.

De acordo com o “DN” esta é a razão pela qual Rui Pinto está a ser defendido por o advogado internacional, William Bourdon, francês, especialista em casos de “gargantas fundas” ou denunciantes como Julien Assange, Edward Snowden, Hervé Facliani, um dos principais denunciantes do SwissLeaks, e também dos envolvidos no caso Lux Leaks.

Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto, em declarações ao “DN” afirma que “os fundamentos da detenção do português estão apenas ligados às alegações da Doyen Sports, um fundo de investimento que financia passes de jogadores e que terá sido a primeira vítima do ‘hacker’ português, em 2015” altura em que começou a ser investigado pela Polícia Judiciária.

A justiça suíça também já mostrou interesse em que Rui Pinto colabore no caso do Football Leaks com um procurador helvético. A Polícia Judiciária diz desconhecer esta colaboração do português com a justiça francesa, mostrando também total abertura, caso Rui Pinto decida colaborar com as autoridades em Portugal.

Rui Pinto foi detido em sua casa na passada quarta-feira, depois de estar a ser vigiado desde o início do ano após vigilância policial e que estava a acompanhar todos os passos do ‘hacker’ português.

“No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público, com investigação realizada pela Polícia Judiciária e na sequência de diligências cumpridas em sede de cooperação internacional em país comunitário, foi concretizada a detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia um Mandado de Detenção Europeu”, avançou a PGR em comunicado.

A divulgação da identidade do pirata informático que roubou segredos do Benfica obrigou em setembro do ano passado a Polícia Judiciária (PJ) a alterar a estratégia de investigação e emitir um pedido de mandado de captura internacional, tal como noticiou o Jornal Económico na altura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.