[weglot_switcher]

Rui Rio a favor de “confinamento mais apertado” na próxima semana

Quanto ao grau de confinamento, o líder social democrata assegurou que “há de ser qualquer coisa semelhante à de Abril”. “Estamos a falar de um confinamento desse género”, completou.
8 Janeiro 2021, 16h10

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio anunciou que o partido está disponível para apoiar “um confinamento mais apertado” que decorrerá na próxima semana. O líder social democrata sublinhou ainda que o confinamento poderá ser semelhante ao de abril.

Depois de reunião com o primeiro-ministro sobre estado de emergência e após Portugal ter atingido, esta sexta-feira, pela primeira vez os 100 mortos por covid, Rui Rio explicou que se “nos próximos dia continuarmos neste patamar dos dez mil ou à volta de dez mil novo infetados por dia, isso aponta para medidas mais drásticas”. “Para travarmos os números, temos de travar os contactos entre as pessoas e portanto teremos no país um confinamento muito mais apertado”, completou.

Tendo em conta os números da pandemia, Rui Rio mencionou que é da disponibilidade do partido “apoiar medidas mais eficazes digamos, mais pesadas para travar a pandemia”.

Quando questionado pelo jornalista da RTP sobre o tipo de confinamento que poderia avançar, Rio garantiu: “Há de ser qualquer coisa semelhante à de Abril. Estamos a falar de um confinamento desse género”.

Para o PSD, as medidas que poderão entrar em vigor “defendem a saúde pública aliadas com as atenuantes que sejam possíveis tendo em vista o drama que do ponto de vista económico representa de fechar fortemente o país por mais duas semanas, ou três semanas ou quatro semanas”

Quanto às escolas, Rui Rio explicou que “o não encerramento das aulas irá ser explicado na sessão do Infarmed”. No entanto, Rio assegura que apesar de não “ser técnico” custa-lhe “a ver como é que fechar grande parte do país e não as aulas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.