[weglot_switcher]

Rui Rio acusa SNS de “desleixo” no tratamento dos doentes não Covid-19 nos hospitais

O líder social-democrata alerta que a situação pode vir a agravar-se, caso o SNS não venha a ser organizado, e aponta o dedo ao Ministério da Saúde por assistir à “degradação” das condições dos hospitais públicos de forma “passiva”.
  • JOSÉ COELHO/LUSA
30 Setembro 2020, 13h53

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de “desleixo” no tratamento dos casos não Covid-19 nos hospitais públicos. O líder social-democrata alerta que a situação pode vir a agravar-se, caso o SNS não venha a ser organizado, e aponta o dedo ao Ministério da Saúde por assistir à “degradação” das condições dos hospitais públicos de forma “passiva”.

“O SNS está totalmente focado na questão da Covid-19 e foi desleixando tudo o mais. Começam a vir agora resultados mais dramáticos, através do número de consultas e cirurgias que não se fizeram e lá, no fim da linha, começam a aparecer alguns sinais em relação a um aumento da mortalidade não-Covid em Portugal”, alertou Rui Rio, após uma reunião com a a Apifarma, sobre a retoma da atividade assistencial na Saúde.

Para o líder social-democrata, esta situação é “gravíssima” e “é de esperar que, à medida que o tempo passa, a situação se venha a agravar, se o Governo não cuidar de organizar o SNS”. Para resolver a situação, Rui Rio sugere que seja reforçada a resposta hospitalar do SNS, podendo este reforço passar pela assinatura de novos acordos entre os hospitais públicos com os hospitais privados e outras instituições da área social.

Rui Rio realçou que não compreende como é que o Ministério da Saúde “assiste a isto passivamente” e “como é que o Governo, e o primeiro-ministro em particular, assiste a um Ministério da Saúde que não reage a estas situações”.

“Se as pessoas, de modo geral, podem ainda não ter essa noção, aqueles que pretendem ser tratados encontram um centro de saúde que não funciona, uma consulta de especialidade que é adiada, ou uma cirurgia que é outra vez adiada, já perceberam há muito tempo o que está a acontecer”, referiu.

O presidente do PSD comprometeu-se a estar mais atento às dificuldades do SNS e tratar este tema de uma forma “mais incisiva” por considerar que pode ser, neste momento, “a degradação do SNS” poderá ser uma das situações que “mais está a prejudicar os portugueses” em tempos de pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.