[weglot_switcher]

Rui Rio: “Isto não pode ser a política do bota abaixo permanentemente”

O presidente do PSD diz que a sua liderança saiu reforçada e pede “tranquilidade” para liderar o partido e que não “haja permanente ruído”.
18 Janeiro 2019, 10h35

Após vencer a moção de confiança por 75 dos 126 votos totais, o presidente do PSD veio pedir “tranquilidade” para liderar os sociais-democratas, destacando que a sua liderança saiu reforçada deste escrutínio por ter obtido agora mais de 60% dos votos, contra os 55% obtidos nas eleições diretas.

Questionado pelos jornalistas sobre se a sua liderança saiu reforçada após a aprovação da moção de confiança, Rui Rio disse que esse reforço é “evidente. Depois destas duas semanas, culminar com este resultado, isso é óbvio”, afirmou.

Sobre se teria Luís Montenegro agora do seu  lado, para enfrentar as eleições europeias e legislativas, Rui Rio disse que o antigo líder parlamentar do PSD tem “liberdade” para se juntar ou não à sua liderança. “Tem de perguntar a cada um. Quem não quiser, quem não se sentir completamente à vontade, tem essa liberdade, isso eu não posso pedir”.

Mas “eu posso pedir que as pessoas deixem fazer o trabalho com alguma tranquilidade e não haja permanente ruído, como tem havido. Porque assim, naturalmente, não é possível. Penso que este conselho nacional e esta moção de confiança, para esse efeito, é clarificadora”, destacou o líder do PSD em declarações no Porto na madrugada desta sexta-feira.

O presidente do PSD adiantou que a estratégia do partido será diferente, e a maneira de fazer oposição ao Governo de António Costa, agora que se aproxima o período de campanha eleitoral. “A estratégia tem etapas, o que se faz a dois anos de eleições, é uma coisa; o que se faz a um ano de eleições, é outra coisa; o que se faz em cima de eleições, é outra ainda diferente. Vamos ter eleições para o parlamento europeu em Maio, em breve, naturalmente que a forma de fazer oposição é um pouco diferente em cima de eleições”, afirmou em declarações à comunicação social após terminar o conselho nacional extraordinário do PSD.

“Tudo isto tem uma lógica, isto não pode ser a política do bota abaixo permanentemente, nem as pessoas aceitam isso”, declarou.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/mocao-de-confianca-de-rui-rio-aprovada-por-voto-secreto-399837

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.