[weglot_switcher]

“Rui Rio? Não conheço nenhuma obra dele”. Dez frases emblemáticas de Pinto da Costa

Aos 82 anos, está há 37 anos à frente dos destinos do FC Porto. Candidata-se agora ao 15.º mandato como presidente dos ‘dragões’ e ao longo destes anos, não poupou ninguém: dos sucessivos governos, ao SL Benfica, passando por Rui Rio e até por António Mexia.
  • Miguel Vidal / Reuters
24 Setembro 2019, 07h25

“Há uma coisa que tenho como garantia: não serei eu o presidente nos próximos dez anos”

Em 1992, em declarações à RTP a propósito dos dez anos na presidência do FC Porto

 

“Olhe, está a dar-me uma boa ideia porque assim vou abrir um hospital nas Antas, com tantos feridos é capaz de ser um bom negócio mas não há notícia de ter ido a qualquer hospital… Se procurei saber? Sim, procurei”

Em 1992, em entrevista na RTP a José Eduardo Moniz, sobre jornalistas alegadamente agredidos por elementos do FC Porto

 

“Peço-vos a maior serenidade porque acabam de me avisar que vem a caminho do Pavilhão a GNR com o pretexto de que estará aqui uma bomba. Se estiver aqui uma bomba, eu espero que ela expluda! Levem o dinheiro, façam a Expo 98, mas nunca levarão a nossa dignidade”

Em 1994, numa Assembleia Geral sobre as penhoras por alegadas dívidas ao Fisco

 

“Se me dissessem que um clube que ganhou o campeonato com não sei quantos de avanço, um título europeu e tinha uma equipa fabulosa, subornou um árbitro para um jogo em casa com o último, eu dizia que era maluco”

Em 2010, em entrevista ao Expresso sobre o Apito Dourado

 

“Há muitos anos que vou a Espanha no dia 1 de Dezembro para ir fazer compras ao El Corte Inglés. Já tinha quarto marcado no Parador em Tuy há muito tempo. E fui à RTP por causa do lançamento do meu livro, adiei a ida por um dia, telefonei para lá a dizer que ia um dia depois. Mas estas escutas, e eu na altura estava sob escuta, não aparecem. E fui de carro, não fui escondido. E andei a passear no El Corte Inglés, não me escondi”

Em 2010, em entrevista ao Expresso sobre a ausência do país no dia das buscas à sua casa

 

“Rui Rio? Ainda não me foi apresentado e não conheço nenhuma obra dele (…) O Rui Moreira seria um fantástico presidente da Câmara do Porto e se calhar nunca vai ser porque não está colado a nenhum partido”

Em 2010, em entrevista ao Expresso)

 

“Se eu fosse presidente da Câmara receberia o FC Porto, mas como sou presidente do FC Porto, não costumo assaltar câmaras…”

Em 2011, em declarações à chegada a Portugal após a vitória na final da Liga Europa

 

“Vergonha teria se tivesse sido condenado por roubo, fosse no tribunal da Boa Hora ou noutro qualquer. De resto não entro nessa conversa porque não estou em campanha eleitoral (…) Não preciso de ofender ninguém como estratégia para me tentar armar em vítima quando os meus jogadores cometem atos irrefletidos”

Em 2012, no seguimento de uma série de acusações mantidas com Luís Filipe Vieira

 

“A caminho daqui ouvi uma entrevista do António Mexia [presidente executivo da EDP], na Antena 1, que formulou o desejo que o Benfica vencesse o campeonato porque era bom para o país e para o PIB. É lamentável uma atitude destas e tudo farei para que o FC Porto tenha uma alternativa à EDP enquanto ele lá estiver”

Em 2013, em declarações antes do clássico a reagir a palavras de António Mexia

“Quando é o Benfica, o Governo assobia para o lado. Não espero nada do Governo, mas da Polícia Judiciária espero, porque sei que estão a trabalhar no assunto”

Em 2017, em entrevista ao O Jogo a propósito do caso dos emails e das claques ilegais

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.