[weglot_switcher]

Rui Rio: “Ninguém pede milagres, mas método e organização certamente que sim”

Líder social-democrata quer maior vigilância nos lares de terceira idade e aponta como solução para reduzir o contacto dos alunos com a população em geral a criação de transportes organizados por escolas e autarquias.
  • O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, durante o segundo dia do 38º Congresso do Partido Social Democrata (PSD), em Viana do Castelo, 8 de Fevereiro de 2020.
7 Setembro 2020, 20h09

O presidente do PSD, Rui Rio, disse que “ninguém pede milagres” ao Governo no combate à pandemia, “mas método e organização certamente que sim”, salientando que Portugal precisa de “estar bem defendido” quando em novembro surgirem outros problemas de saúde, como a gripe sazonal. Após a apresentação da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, realizada nesta segunda-feira no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o líder social-democrata colocou o foco no regresso às aulas.

Para Rui Rio, seria “vital” que o Governo, em colaboração com câmaras municipais e juntas de freguesia, criasse um modelo de transporte de alunos para as escolas, evitando ao máximo os contactos com a população em geral nos transportes públicos. Reduzir os contactos entre os jovens para menos de metade do habitual também foi apresentado como um factor necessário para diminuir o risco de aparecimento de uma segunda vaga de Covid-19.

No que toca aos lares, na sequência das críticas feitas durante a fase de debate pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o presidente do PSD pediu um “reforço de vigilância sobre os lares”. Em sua opinião, a app Stayaway Covid poderá ser utilizada para testar todas as pessoas que tenham contacto com infetados, ainda que assintomáticos, agindo antes que seja demasiado tarde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.