[weglot_switcher]

Rui Rio prepara pacote de medidas de austeridade para equilibrar contas do PSD

O plano de contenção das contas do PSD prevê que a sede e as estruturas tenham de solicitar autorização prévia para despesas não previstas e estabelece que nenhuma dessas entidades poderá apresentar saldos negativos anuais.
5 Junho 2018, 10h36

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, vai impor medidas de austeridade na gestão corrente das contas do partido. O plano de contenção das contas do PSD prevê que a sede e as estruturas tenham de solicitar autorização prévia para despesas não previstas e estabelece que nenhuma dessas entidades poderá apresentar saldos negativos anuais, avança o jornal “Público”.

Depois do PSD ter apresentado um agravamento de 38% nos prejuízos do partido em 2017, em resultado das últimas autárquicas, Rui Rio está decidido a reequilibrar as contas do partido. José Silvano, secretário-geral do partido, diz que a proposta será “única e pontual” e adianta que o PSD quer aplicar sanções internas aos responsáveis que ultrapassem os orçamentos de campanha e também o desenvolvimento de ações de formação por todo o país, para colmatar falta de informação.

No pacote de medidas de austeridade que o ex-autarca do Porto quer implementar está ainda a redução significativa dos custos de pelo menos três iniciativas do PSD. É o caso da Festa do Pontal, da Universidade de Verão da JSD, e do aniversário do partido, que se realiza em maio.

O PSD está ainda a preparar-se para propor uma alteração à lei do financiamento partidário para clarificar a responsabilização dos diretores financeiros das campanhas autárquicas em gastos excessivos e não previstos em orçamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.