[weglot_switcher]

Russos querem principal opositor de Vladimir Putin a concorrer às presidenciais de 2018

Os protestos a favor de Alexei Navalny, o principal opositor do presidente da Rússia, surgiram um dia depois de Vladimir Putin ter recebido o apoio do partido Rússia Unida para as eleições de 18 de março do próximo ano.
  • Reuters
25 Dezembro 2017, 14h22

Vários apoiantes de Alexei Navalny, o principal opositor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, saíram às ruas em dezenas de cidades russas a exigir que Alexei Navalny possa ser candidato às próximas eleições no país. Os protestos surgiram um dia depois de Vladimir Putin ter recebido o apoio do partido Rússia Unida para as eleições de 18 de março do próximo ano.

Vladimir Putin é favorito na corrida às presidenciais do próximo ano, mas entre os russos nem todos estão satisfeitos com estas previsões. Nas ruas da capital russa, Moscovo, e em outra cidades do país, como Vladivostok, Irkoutsk, Rostov-sur-le-Don e Sampetersburgo, levantaram-se várias vozes de apoio à candidatura de Alexei Navalny, conhecido por ser o rosto mais crítico da governação de Vladimir Putin, que acusa de crimes de corrupção e abuso de poder.

“Este homem deve ser presidente ou poder participar pelo menos num debate em que possa suscitar questões difíceis”, disse Youri Bertchenko, um dos cidadãos russo que aderiu à manifestação. “Se Navalny não for autorizado a concorrer, não irei votar. Não há mais ninguém que queira ver como presidente”, afirmou Marina Kourbatskaïa, outra das apoiantes de Alexei Navalny em declarações à APF.

Só este ano, Alexei Navalny foi preso três vezes por organizar protestos não autorizados no país e está impedido de se apresentar a eleições até pelo menos ao ano de 2028. “A lei diz que precisamos somente de um grupo de pelo menos 500 pessoas, mas nós convocámos 20 (assembleias) em 20 cidades”, escreveu Alexei Navalny na sua página na Internet.

Se Vladimir Putin ganhar as eleições do próximo ano, vai dar início a um quarto mandato como presidente da Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.