[weglot_switcher]

Ryanair mantém operação em Faro mas vai haver dezenas de despedimentos

A companhia aérea irlandesa vai passar a ter dois aviões a operar em Faro, o que vai provocar dezenas de despedimentos. Rota Lisboa-Porto vai deixar de operar a partir de 25 de outubro.
19 Setembro 2019, 07h45

A Ryanair vai manter operacional a sua base em Faro, mas vão haver despedimentos, segundo a companhia aérea. A transportadora chegou a acordo com a Aeroportos de Portugal (ANA) para a redução temporária da sua operação para dois aviões.

O acordo com a empresa gestora do aeroporto de Faro permite “cancelar o encerramento da sua base com três aviões em Faro este inverno. Assim, a base de Faro pode ser reduzida em dois aviões de novembro de 2019 a março de 2020, devido aos atrasos nas entrega de até 30 aviões Boeing Max”, disse a Ryanair ao Jornal Económico.

“A continuação da base de Faro pode ser possível com o acordo dos assistentes de bordo da Ryanair em passarem para contratos sazonais para refletir a natureza sazonal de e para o Algarve”, acrescenta.

“Apesar deste acordo preservar a maioria dos empregos de pilotos e assistentes de bordo em Faro este inverno, a redução da base de três para dois aviões no inverno vai provocar a perda de 80 empregos entre os nossos assistentes de bordo em Faro. Contudo, o número final de despedimentos pode ser reduzido para menos de 50 se alguns destes assistentes de bordo aceitarem lugares vagos na rede da Ryanair na Europa”, segundo o presidente da Ryanair, citado em comunicado.

“Infelizmente, a saída dos trabalhadores temporários é inevitável devido à entrega atrasada de mais de 30 aviões Boeing MAX à Ryanair este inverno”, de acordo com Michael O’Leary.

O possível encerramento foi denunciado no início de agosto pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). Luciana Passo, presidente do sindicato, disse na altura que o anúncio de encerramento surgiu “num ‘timing’ que parece de tentativa de coação para que as pessoas tenham medo de fazer greve”. Recorde-se que os tripulantes da Ryanair estiveram em greve em Portugal no final de agosto.

Em relação à rota Lisboa-Porto, a Ryanair confirmou o cancelamento desta rota em outubro, como avançou o Jornal de Notícias na quarta-feira, 18 de setembro. “Devido a razões comerciais, a nossa rota entre Lisboa e o Porto já não vai estar operacional a partir de 25 de outubro”, segundo a companhia irlandesa.

A transportadora aérea destacou que apesar deste cancelamento continua a operar 57 rotas a partir do Porto e 30 desde Lisboa.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/ryanair-termina-voos-entre-lisboa-e-porto-a-partir-de-25-de-outubro-490967

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.