Imagem com ingredientes de Nutella surpreende e torna-se viral

Utilizador do Reddit colocou num frasco os ingredientes da Nutella seguindo as proporções da receita. Veja a imagem que se está a tornar viral nas redes sociais.

A Nutella tem estado envolvida em polémica pelo uso de óleo de palma, um ingrediente que quando refinado a mais de 200º é potencialmente cancerígeno. Por causa das dúvidas, um utilizador do Reddit que se identifica como Mr. Flow resolveu colocar num frasco todos os ingredientes utilizados para fazer o creme de avelãs, em estado original e nas proporções corretas. O resultado é, no mínimo, interessante.

No frasco podem ver-se os cinco principais ingredientes da Nutella por camadas: óleo de palma, leite desnatado em pó, chocolate, avelãs e açúcar. A quantidade de açúcar (quase metade do frasco) é o que mais se destaca na experiência. A imagem tornou-se viral nas redes sociais e a publicação já tem quase 29 mil pontos e 1500 comentários em apenas cinco dias.

What Nutella is actually made of. from interestingasfuck

A experiência é interessante, mas também levanta várias questões em relação aos ingredientes do famoso creme de avelãs. De acordo com a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o açúcar em excesso faz aumentar o risco de dependência dos consumidores face a produtos açucarados, bem como a probabilidade de desenvolver doenças como excesso de peso, diabetes, cáries dentárias ou problemas de coração. Este vídeo, publicado pelo Daily Mail, mostra o que o açúcar faz ao corpo.

 

 

Para além da questão do açúcar, o creme de avelãs Nutella tem estado envolvido em polémica desde que um estudo da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA na sigla em inglês) alertou para os riscos de contaminantes como o glicidol, ou GE, que são libertados durante a refinação a mais de 200º do óleo de palma e que têm potencial cancerígeno e genotóxico.

No entanto, a empresa italiana detentora da marca, a Ferrero, refutou as acusações explicando que utiliza óleo de palma refinado a temperaturas mais baixas para diminuir os riscos para a saúde. “O óleo de palma usado pela Ferrero é seguro porque vem de frutas espremidas na hora e é processado a temperaturas controladas”, afirmou o porta-voz da empresa, Vincenzo Tapella.

Ler mais
Relacionadas

É seguro comer Nutella? A Ferrero assegura que sim

A empresa italiana defende que o óleo de palma usado para confecionar o creme é refinado a menos de 200º, o que limita a presença de contaminantes cancerígenos e genotóxicos.

Nutella está a ser retirada dos supermercados “porque pode causar cancro”

Em causa está a presença de óleo de palma refinado nos ingredientes do creme de avelã.

Açúcar em excesso? Sim, até mesmo em produtos light e 0% de calorias

Iniciativa SinAzúcar.org pretende sensibilizar os consumidores para “a real quantidade de açúcar escondida por detrás dos alimentos processados”.
Recomendadas

Alentejo “rejuvenesceu” e “profissionalizou” setor dos vinhos, garante comissão regional

Em 2018, o Alentejo produziu 107 milhões de litros de vinho. A ambição é ser reconhecido a nível mundial.

35 produtores nacionais de vinho à conquista de Xangai

A delegação portuguesa é a sétima maior no evento e conta com produtores de todas as regiões do país.

Vinhos de Lisboa já exportam 80% da produção

Os produtores da região exportam para mais de 70 mercados, sendo que mais de metade das vendas no exterior são para países fora da União Europeia.
Comentários