[weglot_switcher]

Sabe o que é o spread? Contratou um crédito à habitação com um spread acima dos 2%? Pode haver ofertas mais vantajosas no mercado

Analise as ofertas mais baratas no mercado: faça uma simulação personalizada num simulador de crédito a habitação. Compare todas as propostas e analise a opção mais rentável para si.
1 Outubro 2020, 07h45

O spread significa a diferença entre o preço de compra e venda de uma ação. Ou seja, quando o banco empresta dinheiro a alguém e cobra uma taxa pelo empréstimo, sendo essa taxa certamente superior à taxa de captação. É essa diferença entre as duas taxas que se intitula por spread bancário.

Negocie com o seu banco seguindo estes passos:

  1. Confira as condições do seu crédito: verifique o spread, os prémios dos seguros associados (vida e multirriscos-habitação) e os produtos que eventualmente possam estar associados à contratação do empréstimo. Veja quanto paga de comissão. Pode encontrar essas informações no extrato bancário ou no homebanking. Também pode solicitar as informações diretamente no balcão do seu banco.
  2. Analise as ofertas mais baratas no mercado: faça uma simulação personalizada num simulador de crédito a habitação. Compare todas as propostas e analise a opção mais rentável para si.
  3. Compare com o empréstimo atual: compare os resultados das simulações com as suas atuais condições de crédito. Os spreads abaixo de 2% são os melhores para poupar. Confira também as TAEG – taxa anual de encargos efetiva global – das simulações com a do seu crédito. Faça ainda uma comparação com os MTIC- montante total imputado ao consumidor – que representa o valor global que terá de pagar ao banco durante o prazo de crédito acordado.
  4. Contacte o seu banco caso encontre uma oferta melhor: Apresente ao seu banco as condições que encontrou mais vantajosas na concorrência e solicite uma renegociação do seu crédito.
  5. E se o seu banco recusar? Pondere transferir o seu crédito.

Primeiramente, faça uma análise de todos os custos associados à alteração de banco, nomeadamente a penalização associada à amortização antecipada, a comissão de abertura de um novo crédito, aqui inclui a nova avaliação do prédio, e a escritura.

Pode ainda verificar se o banco para onde pretende transferir o empréstimo comparticipa estes custos envolvidos.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.