[weglot_switcher]

Sacyr vende filiais de construção em África por 33 milhões de euros

A Sacyr explica que vendeu “as suas filiais de construção em África no quadro da sua estratégia de concentração em negócios de concessões nos seus mercados de referência”.
26 Outubro 2020, 19h15

A Sacyr desinvestiu da sua atividade de construção no continente africano, em Angola, Moçambique e Cabo Verde, de acordo com um comunicado do grupo construtor.

Segundo esse documento, a Sacyr vendeu “as suas filiais de construção em África no quadro da sua estratégia de concentração em negócios de concessões nos seus mercados de referência”.

“A Sacyr assinou um contrato de compra e venda com o grupo angolano Griner para a venda de três filiais: Sacyr Somague Angola, Sacyr Somague Moçambique e CVC Sacyr Somague em Cabo Verde”, revela o referido comunicado, acrescentando que “o valor desta transação ascende a 33 milhões de euros (dívida não incluída)”.

A operação está sujeita às aprovações habituais neste tipo de operações.

“Esta operação enquadra-se na estratégia da Sacyr de reduzir o risco de construção em mercados não estratégicos e colocar o foco da sua atividade no negócio de concessões nos seus mercados de referência. A atividade de concessões representa já cerca de 80% do EBITDA do grupo”, avança o referido comunicado.

De acordo com os responsáveis da construtora espanhola, “uma vez formalizada a venda, a Sacyr dará apoio técnico aos projetos de maior complexidade em curso, como o porto de Nacala e a empreitada de construção civil da área 1 do projeto de LNG [Gás Natural Liquefeito] em Moçambique, ou (…) o porto de Namibe em Angola, para garantir uma transição plenamente satisfatória para os clientes”.

“A Sacyr iniciou a atividade de construção no mercado africano através da sua filial portuguesa Sacyr Somague. Esta empresa executou projetos importantes nos três mercados, tanto de obras públicas, com a construção de portos, autoestradas e hospitais, como de edifícios habitacionais e instalações desportivas”, conclui o comunicado da construtora espanhola.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.