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Saiba como fazer trocas ou devoluções em todas as situações

Se o artigo comprado online for “personalizado”, exemplificando, a camisola da seleção de futebol com o nome do filho gravado, então não pode ser trocado. O mesmo acontece com o CD ou DVD, sem defeitos, a que retirou o selo.
23 Agosto 2019, 07h45

Certamente já precisou efectuar a troca de um produto, seja comprado por si ou até um presente. Ou porque não é adequado ao que desejava, ou o tamanho, no caso frequente do vestuário, não é o adequado, ou até porque já tem esse artigo, o consumidor procura sempre trocar o artigo em questão.

Pode fazê-lo ou não? Saiba o que fazer:

Se o artigo não estiver em condições, a reparação ou a troca, a redução adequada do preço e a resolução do contrato com a devolução do montante pago são situações previstas na lei das garantias – dois anos para bens móveis-, portanto o consumidor está protegido.

Se se trata de uma oferta e não tem consigo o comprovativo da compra ou o recibo, enfrentará dificuldades. Mas há solução: o presente foi pago com cartão e tem acesso ao talão de Multibanco, que indica o nome, a morada e o número de contribuinte do estabelecimento comercial, o dia e a hora da compra, o terminal de pagamento automático, o número da transação e o número da mensagem, o número do comerciante, o nome do consumidor, número do cartão Multibanco e da entidade emissora e o montante, pode tentar a troca.

Porém, e partindo do princípio que esse presente está em perfeitas condições, a troca só será possível pelo acto de cortesia comercial do vendedor.

Portanto, convém, durante a compra, conversar com o vendedor, colocando a hipótese de o presente não ser o acertado, providenciando desde logo a troca ou devolução do artigo. Raros serão os casos em que esta condição não é aceite.

Se a compra do artigo for feita através da internet, o consumidor tem 14 dias seguidos – prazo de livre resolução – para devolver o produto, sem problemas ou pagamentos.

Se o artigo comprado online for “personalizado”, exemplificando, a camisola da seleção de futebol com o nome do filho gravado, então não pode ser trocado. O mesmo acontece com o CD ou DVD, sem defeitos, a que retirou o selo.

Não se esqueça de guardar todos os talões, comprovativos ou recibos.

Informe-se connosco.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço Loja 25, Rua Dr. Francisco Peres, 9125-014 Caniço; deco.madeira@deco.pt. 

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