[weglot_switcher]

Saiba como interpretar a fatura de eletricidade

Na plataforma ACT4ECO pode encontrar mais informação útil sobre a fatura de eletricidade e perceber que poderá reduzir os consumos fazendo algumas mudanças que podem baixar o valor da fatura.
24 Agosto 2021, 07h55

Sempre que recebe a sua fatura de eletricidade fica confuso sem compreender totalmente o seu conteúdo? Não está sozinho. A leitura da fatura da luz pode ser um quebra-cabeças.

A DECO com o projeto ACT4ECO pode ajudar. O que a fatura nos diz é fundamental para conseguir controlar e reduzir os consumos e reduzir o valor que se paga. Mas para além do valor a pagar, há outros valores e também informações que é importante conhecer para conseguir reduzir a fatura de energia.

Vamos dar-lhe algumas luzes para fazer uma leitura mais esclarecida da fatura e, assim, ter um comportamento mais eficiente:

  • Verificar sempre e comparar as faturas mensais de eletricidade.
  • Confirmar no seu contador a quantidade de energia consumida durante o período de faturação.
  • Avaliar se houve circunstâncias invulgares que exigiram um maior consumo de eletricidade (por exemplo, lavar mais roupa do que o normal, cozinhar mais vezes?).
  • Se possível, comparar a fatura atual com a do ano passado referente ao mesmo período.

Na plataforma ACT4ECO pode encontrar mais informação útil sobre a fatura de eletricidade e perceber que poderá reduzir os consumos fazendo algumas mudanças que podem baixar o valor da fatura.

As alterações de que falamos estão relacionadas com pequenos gestos que em nada retiram conforto, mas que fazem toda a diferença na eficiência energética da sua casa. Verifique alguns exemplos:

  • Sempre que possível, colocar lâmpadas LED nos vários pontos de luz.
  • Reduzir um ciclo de lavagem de roupa por semana.
  • Reduzir um ciclo de lavagem de loiça por semana.
  • Desligar a televisão e outros equipamentos sempre que não estiverem a ser utilizados.

Simples? Sem dúvida! Seja um consumidor consciente e não desperdice energia!

Informe-se com a sua Associação.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.