Saiba como pode reaproveitar as sobras alimentares da época festiva

Todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, cada um desperdiça em média 132 quilos de comida por ano.

Nesta época festiva em que a mesa está sempre repleta de iguarias as sobras alimentares são frequentes. Reaproveitá-las e reinventá-las em pratos principais tradicionais, alternativas vegetarianas, sobremesas e até doces para consumir em famílias ou até partilhar é uma tarefa possível e muito eficaz.

Ao reutilizar as sobras alimentares, evita o desperdício alimentar, poupa dinheiro e conseguirá alternativas interessantes e saudáveis, podendo levar refeições preparadas de casa para o trabalho ou para a escola.

O que é a Pegada do Desperdício Alimentar? 

É necessário informar e sensibilizar os consumidores, inclusive os jovens, para uma mudança de atitudes, comportamentos e conhecimento, numa perspetiva de uso sustentável dos alimentos. Todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, cada um desperdiça em média 132 quilos de comida por ano. O combate ao desperdício alimentar deve ser encarado do ponto de vista ambiental, mas também como uma questão económica com objetivos de desenvolvimento sustentável.

Prolongar a vida de crus e cozinhados

Na nossa casa o frigorífico colabora na luta contra o desperdício alimentar. Ficam algumas dicas:

  • Use alimentos sãos.
  • Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Também não se deve congelar um alimento descongelado.
  • Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos, bem como uma temperatura uniforme em todas as áreas.
  • Retire os produtos frescos pouco tempo antes de serem consumidos.
  • Consuma preferencialmente os alimentos que se encontrem há mais tempo no frigorífico.

Informe-se connosco.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

 

Ler mais
Recomendadas

Vai ser fiador de um empréstimo? Saiba como evitar um desastre financeiro

A figura jurídica do fiador, requisitada muitas vezes pelas instituições financeiras para crédito pessoal, automóvel e à habitação, acarreta, como expectável, mais deveres do que direitos. Isto porque, caso o devedor não pague a dívida que contraiu, ao fiador será requisitado que entre com capital, ou pior: património.

Simulações. Sabe quanto vai descontar de IRS em 2020? Quem ganha até 659 euros mensais fica isento

O Governo publicou hoje as novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos de trabalho dependentes e de pensões em 2020. Isenções para quem ganha até 659 euros por mês. Contribuintes solteiros, sem filhos, que ganhem até 685 euros brutos vão descontar menos 412 euros por ano. Veja aqui as simulações.

Alguns mitos sobre o consumo de energia

As placas a gás são dos equipamentos menos eficientes a transmitir calor. Escolha o bico adequado ao tamanho de cada panela ou frigideira. Se a chama ultrapassar o fundo do recipiente, ainda desperdiça mais energia.
Comentários