[weglot_switcher]

Saiba como superar o desafio de manter os millennials felizes no trabalho

Os millennials têm muito para oferecer às empresas, mas pode ser um verdadeiro desafio atraí-los e, especialmente, mantê-los satisfeitos no emprego.
2 Setembro 2018, 10h00

Numa altura em que se sabe que a geração Y, mais conhecida como millennials, confia menos nas empresas, a Adecco, grupo especialista em soluções de recursos humanos, revela algumas dicas dirigidas aos empresários que os têm nas suas equipas e que pretendem manter estes jovens felizes no local de trabalho.

De entre estas orientações, com base num estudo internacional levado a cabo pela marca, destaca-se a aposta em comunicar abertamente com os colaboradores millennials, encorajando-os a partilhar as suas preocupações, sendo que o estudo aponta como fundamental trabalhar com especialistas a nível local para compreender verdadeiramente o que esta geração deseja, para que possa ir ao encontro das suas expectativas.

Atendendo a que a popularidade do trabalho freelancer está a crescer, fica também a dica de que deve apresentar opções de trabalho flexíveis, criando assim mais oportunidades para posições temporárias. Ainda assim, e tendo em conta que os millennials não apreciam a permanência, importa reter que com salários favoráveis aos seus estilos de vida, um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, e horários flexíveis será mais fácil mantê-los.

Com o intuito de eliminar estereótipos e discriminação, a próxima dica vai no sentido de trabalhe junto dos seus colaboradores para criar uma força de trabalho diversificada, conseguindo assim reter uma geração de colaboradores empáticos, produtivos e socialmente conscientes.

É igualmente relevante realçar os benefícios do reverse mentoring aos colaboradores mais antigos. Além de promover o trabalho em equipa e a eficiência, faz com que as pessoas compreendam melhor as necessidades de cada um e, consequentemente, o próprio negócio. Por último, com o uso do chatbot em ascensão a sua implementação poderá garantir que a equipa fique completamente envolvida, bem conectada e a lidar com as tarefas rapidamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.