[weglot_switcher]

Salários até 710 euros por mês ficam isentos de retenção na fonte. Governo atualiza tabelas de IRS (com áudio)

Ministério das Finanças mostrou que o ajustamento das retenções na fonte vai abranger um maior número de contribuintes que fica isento do pagamento de impostos. 
3 Dezembro 2021, 07h49

O Governo atualizou as tabelas de Retenção na Fonte de IRS para 2022 após ter aprovado a subida do salário mínimo em Conselho de Ministros para 705 euros, como tinha proposto no Orçamento do Estado para o próximo ano. Esta medida vai abranger os salários e as pensões dos cidadãos que recebem até 710 euros mensais.

Em comunicado, o Ministério das Finanças mostrou que o ajustamento das retenções na fonte vai abranger um maior número de contribuintes que fica isento do pagamento de impostos.

O Executivo adianta que a atualização da remuneração mínima mensal garantida e do ajustamento progressivo entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar corresponde a um ajustamento de 175 milhões de euros. Ou seja, estas novas tabelas de IRS vão reduzir os impostos em cerca de 175 milhões já a partir do próximo mês de janeiro.

Tendo em conta as tabelas publicadas, um contribuinte que tenha uma remuneração bruta de 710 euros vai passar a estar isento de retenção na fonte a partir de 2022, poupando 398 euros por ano. Por sua vez, quem receber entre os 720 e os 754 euros mensais vai observar uma redução na retenção.

Analisando os dados, um contribuinte que aufira de 720 euros brutos por mês retém em 2021 7,2% e no próximo ano vai reter apenas 1,8%. Isto é, se hoje retém 51,8 euros, vai passar apenas a reter 13 euros. Este ajuste vai permitir que o cidadão poupe 544 euros ao ano.

No caso de uma remuneração de 740 euros, a retenção atual é de 8% e em 2022 vai passar a ser de 4,5%, passando a reter apenas 33,3 euros ao mês em vez dos 59,2 euros. Com a nova tabela, o mesmo cidadão vai ter uma poupança de 363 euros anuais com a retenção.

Quando analisado o caso de um contribuinte que receba 754 euros, e que retenha 8%, o Governo esclarece que a partir de janeiro vai reter apenas 6,3%, ou seja, 47,5 euros por mês. Apesar de uma poupança mais pequena, a diferença ascende aos 179 euros ao ano.

O Ministério das Finanças adianta ainda que “as tabelas de retenção na fonte para 2022 dão continuidade ao ajustamento progressivo que tem vindo a ser feito nos últimos anos entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar”.

O Governo explica que este ajuste se mostrou “particularmente necessário” nas tabelas do trabalho dependente, nomeadamente nos cidadãos casados e não casados.  “Ao longo dos últimos três anos, a atualização das tabelas de retenção na fonte já tinha  significado um ajustamento de cerca de 500 milhões de euros”, sustenta o Executivo em comunicado.

Pode consultar em baixo as simulações elaboradas pelo Governo e que analisam as novas tabelas para não casados com e sem dependentes, casais com ou sem dependentes e pensionistas com ou sem dependentes:

20211203_Simulações_Tabelas de Retenção na Fonte de IRS para 2022

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.