[weglot_switcher]

Salários aumentaram 3,2% em Portugal durante a pandemia

As remunerações médias subiram ligeiramente em 2021, mas é de destacar a descida do emprego, espelhada no recuo de 1,9% no número de trabalhadores na economia. Em 2020, os ordenados também registaram um aumento.
  • Sei quanto quero ganhar?
13 Maio 2021, 11h41

A remuneração bruta mensal média dos trabalhadores portugueses aumentou 3,1% no primeiro trimestre do ano em relação a igual período do ano passado, revela a análise do Instituto Nacional de Estatística (INE) conhecida esta quinta-feira, atingindo agora os 1.227 euros. Este aumento passa para 3,2% considerando a totalidade do ano passado em pandemia.

A nota explicativa do INE detalha que a componente regular da remuneração aumentou 3,6% no primeiro trimestre, enquanto que a remuneração base subiu 3,8%, colocando os indicadores, respetivamente, nos 1.106 e 1.041 euros. Isto representa, dada a inflação no período, uma variação real de 3,2% e 3,4% nestes valores, bem como de 2,7% na remuneração bruta mensal média.

Considerando uma análise ao último ano, todo ele em situação de pandemia, as remunerações aumentaram 2,3% entre as empresas que recorreram ao layoff e 4,0% entre as que não fizeram uso deste mecanismo. Adicionalmente, houve uma queda de 1,9% no número de trabalhadores, sendo que o volume de remunerações aumentou 1,3%.

Em março, as atividades que registaram uma remuneração mais baixa foram as associadas à agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, que atingiram os 769 euros de média. Do outro lado do ranking, as atividades ligadas a eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio lideram com 3.218 euros.

Analisando ainda a remuneração por sectores institucionais, verifica-se que os trabalhadores das administrações públicas (AP) experienciaram um aumento homólogo de 0,7% em março, enquanto que o sector privado viu um crescimento superior, de 3,3%. Ainda assim, as remunerações médias no público permanecem significativamente acima das do privado, com os 1.641 euros das AP a ultrapassarem largamente os 1.137 euros do privado.

Já no que respeita à ligação com a dimensão da empresa, as com menos trabalhadores registam uma remuneração média mais baixa, com firmas entre um e quatro trabalhadores a ficarem-se pelos 815 euros, enquanto que empresas entre os 250 e 499 trabalhadores atingiram os 1499 euros de remuneração média.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.