[weglot_switcher]

Salários dos bastonários variam entre zero e oito mil euros por mês

Presidente do conselho nacional das ordens profissionais, Orlando Silva, explica ao jornal “Público” que cada ordem tem a sua prática. Lei prevê a possibilidade de órgãos executivos serem remunerados, mas a forma como o fazem e o valor depende de cada uma.
21 Agosto 2018, 09h55

Quanto ganha cada um dos 16 bastonários das ordens profissionais que existem em Portugal? A pergunta é feita pelo jornal “Público”, na sua edição de terça-feira, 21 de agosto, e a resposta varia entre os zero e oito mil euros por mês. Esta questão surgiu na sequência da polémica que se seguiu à divulgação do processo de aprovação do salário da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, de Ana Rita Cavaco, que recebe 2.800 euros líquidos por mês desde que foi eleita em 2016.

Este valor foi votado e aprovado em maio na Madeira, “à socapa”, de acordo com o “Jornal de Notícias”, numa assembleia geral com cerca de 100 participantes. Ana Rita Cavaco considerou o valor adequado referindo que paga “2.500 euros por mês de impostos”, ou seja receberá mais de cinco mil euros ilíquidos mensais.

Por sua vez, Miguel Guimarães bastonário da Ordem dos Médicos não tem vencimento e não recebe nada desde fevereiro de 2017, sendo ressarcido das despesas que faz, enquanto aguarda pela votação das “propostas de tegulamento de compensações financeiras”, que irão a votos em setembro numa assembleia de representantes da ordem. Caso sejam aprovadas, o bastonário começará a receber 6.231 euros íliquidos, durante um ano.

Orlando Silva bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas e presidente do conselho nacional das ordens profissionais, recebe “uma subvenção mensal” de 5.796 euros ilíquidos, o que corresponde a 2.955 euros líquidos, verbas que se encontram disponíveis no site da Ordem dos Médicos Dentistas.

Contudo, o bastonário explica ao “Público” Lei prevê a possibilidade de órgãos executivos serem remunerados, mas a forma como o fazem e o valor depende de cada uma. “Isto fica ao critério de bom senso de cada uma das ordens”, refere.

Outras ordens que também pagam aos bastonários são a dos Engenheiros, Psicólogos e Nutricionistas, de acordo com uma investigação do “Dinheiro Vivo”, sendo as que não pagam salários, as dos Médicos, Despachantes Oficiais, Médicos Veterinários, Notários, Economistas e Solicitadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.