[weglot_switcher]

Sanofi adquire fabricante de anticorpos monoclonais por 1,19 mil milhões de euros

A Sanofi, empresa farmacêutica que está a desenvolver uma vacina contra a Covid-19 com a GSK e que já tem acordo com a UE, quer ter no seu portfólio medicamentos experimentais para doenças inflamatórias, como o KY1005, um anticorpo monoclonal humano com um novo mecanismo de ação.
11 Janeiro 2021, 12h35

A farmacêutica francesa Sanofi, que em conjunto com a britânica GSK vai fornecer à União Europeia 300 milhões de doses de uma vacina para a Covid-19, adquiriu a empresa fabricante de anticorpos monoclonais Kymab no valor de 1,45 mil milhões de dólares (1,19 mil milhões de euros).

De acordo com a Bloomberg, a Sanofi quer ter no seu portefólio medicamentos experimentais para doenças inflamatórias, como o KY1005, um anticorpo monoclonal humano com um novo mecanismo de ação. O medicamento desenvolvido pela empresa britânica Kymab tem o potencial de tratar doenças imuno-mediadas e distúrbios inflamatórios.

A Sanofi também passará a ter acesso a um tratamento experimental contra o cancro, através de um anticorpo monoclonal que está em testes clínicos iniciais como uma monoterapia e em combinação com uma imunoterapia, bem como acesso a novas tecnologias de anticorpos e recursos de pesquisa.

A aquisição da Kymab faz parte de uma estratégia da Sanofi para aumentar o seu portefólio de medicamentos. Em 2020, a farmacêutica francesa investiu 2,9 mil milhões de euros na compra da biotecnológica norte-americana Principia Biopharma.

A Sanofi é uma das farmacêuticas que está na linha da frente do combate à Covid-19. A empresa fechou no ano passado um contrato com a Comissão Europeia para a distribuição de 300 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19. A vacina da Sanofi foi descoberta em parceria com a GSK. Esta vacina só deverá estar pronta no quarta trimestre deste ano de 2021.

Além da Sanofi-GSK, a Comissão Europeia tem garantidas vacinas da AstraZeneca, Johnson & Johnson, BioNTech e Pfizer, CureVac e Moderna.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.