Santa Casa vai contratar banco de investimento internacional para avaliar Montepio

A instituição liderada por Pedro Santana Lopes vai decidir nos próximos dias sobre qual a entidade bancária a contratar.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai contratar um banco de investimento internacional para avaliar a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) e, tanto quanto possível, Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), apurou o Jornal de Negócios.

De acordo com a informação veiculada pelo diário, esta sexta-feira, a instituição liderada por Pedro Santana Lopes vai decidir nos próximos dias sobre qual a entidade bancária a contratar e já se encontra em negociações com a sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS), experiente no ramo financeiro e em M&A.

Há um trabalho do qual constam pelo menos representantes da SCML e da AMMG, constituído para o efeito e que visa explorar as hipóteses que existem para diversificar a estrutura accionista da CEMG, explica ainda o matutino.

Questionado sobre a hipótese de a Santa Casa ser acionista da Caixa Económica Montepio Geral e os problemas que tal poderá levantar, o ministro do Trabalho, José António Vieira da Silva, afirmou que o “Governo e eu próprio vemos de forma positiva uma cooperação reforçada entre instituições que têm uma missão social relevante”. O governante considerou, nas declarações proferidas em abril, que em causa não está uma “instituição financeira qualquer”.

Relacionadas
Elisa Ferreira revela que há “diversos interessados”no Montepio
Na COFMA Elisa Ferreira tinha dito aos deputados que “falta estabilizar um banco, que não é sistémico mas é prioritário, que é a Caixa Económica Montepio Geral”. Aos jornalistas, citados pela Lusa, disse que há mais interessados no Montepio e que alguns podem ser europeus.
“Não confia no Provedor? Eu confio”. Santa Casa no Montepio gerou debate entre Costa e Cristas
Primeiro-ministro reitera confiança na decisão de Santana Lopes e assegura que Governo nada tem a opor à entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital do Montepio.
Santana Lopes no Montepio?
O Banco de Portugal quer convencer a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral. Segundo o semanário Expresso, a decisão estará tomada e já estão a estudar a forma e o preço.
Recomendadas
Haitong com prejuízos de 2 milhões no semestre. Resultado operacional é positivo
“O dinamismo positivo das receitas beneficiou do recente processo de reestruturação e reposicionamento do Banco, o qual tem vindo a assumir-se como a unidade de Corporate and Investment Banking do Grupo Haitong”, justifica o banco de investimento.
Santander em conversações comprar corretora britânica Peel Hunt
Segundo a “Sky News”, a aquisição será feita no sentido de reforçar a divisão da banca de investimento e de consolidar o setor com a entrada em vigor de uma nova diretiva dos mercados financeiros.
SIBS continua à procura de parceiro minoritário, mas “sem pressas”, diz Vítor Bento
A empresa detentora da rede Multibanco anunciou a intenção de vender uma participação minoritária no ano passado. O ‘chairman’ da empresa adianta que está em curso uma consulta de mercado, mas não há necessidade urgente de concluir a operação. O objetivo é ajudar a expansão internacional.
Comentários