[weglot_switcher]

Santana Lopes convidado a liderar lista ao Conselho Nacional do PSD

O presidente eleito do PSD, Rui Rio, diz que quer uma lista única de consenso alargado para o Conselho Nacional, mas resta saber se o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia vai aceitar.
  • Manuel de Almeida/Lusa
15 Fevereiro 2018, 08h56

O presidente eleito do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, convidou Pedro Santana Lopes, com quem disputou as eleições diretas do partido, para encabeçar a lista ao Conselho Nacional. Rui Rio diz que quer uma lista única de consenso alargado para o Conselho Nacional, mas resta saber se o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia vai aceitar.

Segundo avança o “Jornal de Notícias”, Rui Rio já começou a endereçar convites para os órgãos nacionais e todos parecem ter sido aceites. Tal como Santana Lopes prometeu que faria durante a campanha eleitoral caso vencesse as eleições, também o antigo opositor nas eleições foi convidado por Rui Rio. O mesmo aconteceu com o eurodeputado Paulo Rangel, que foi convidado em 2010 por Pedro Passos Coelho para liderar a lista ao Conselho Nacional.

Fontes do partido indicam, no entanto, ao “JN” que essa negociação de Santana Lopes para “nem está a decorrer”. Santana Lopes já terá aceite o convite.

A questão da liderança da bancada parlamentar parece também já estar resolvida. O presidente do PSD quer outra direção, pelo que Hugo Soares, atual líder parlamentar dos sociais-democratas, vai colocar o cargo à disposição e já anunciou a convocação de eleições para o dia 22 deste mês.

Para ocupar o lugar estão em cima da mesa vários nomes, sendo o de Fernando Negrão, o mais provável. Luís Marques Guedes e José Matos Correia nunca chegaram a ser convidados, ao contrário do que tem sido veiculado pelos órgãos de comunicação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.