[weglot_switcher]

Santander foi o assessor da NOS na venda das torres de telecomunicações à Cellnex

Foi a terceira operação de venda de torres de telecomunicações a nível global que o departamento de fusões e aquisições do Santander prestou assessoria financeira nos últimos quatro meses.
14 Abril 2020, 10h11

O Santander Corporate & Investment Banking assessorou a NOS na venda de 100% da NOS Towering à espanhola Cellnex.

Com esta operação, que foi esta terça-feira anunciada ao mercado, a NOS, liderada por Miguel Almeida, alienou a totalidade da subsidiária NOS Towering, que gere as torres de telecomunicações da operadora, à Cellnex. O negócio garante à telecom portuguesa um encaixe imediato de 375 milhões de euros, valor que pode chegar até aos 550 milhões de euros em seis anos.

A NOS Towering gere cerca de duas mil torres de telecomunicações e, com a operação, “inicia-se uma parceria de longo-prazo entre a Cellnex e a NOS, tendo o acordo de arrendamento das torres um prazo inicial de 15 anos”, referiu o Santander em comunicado.

“Com esta venda, a NOS avança no plano de expansão e desenvolvimento da sua rede móvel, permitindo a libertação de capital para investir na implementação da rede 5G em Portugal. Este investimento representa também a consolidação da presença da Cellnex no mercado português como operador independente líder de infraestrutura de comunicações móveis, reforçando igualmente a sua posição de liderança a nível europeu”, refere a nota.

O líder da equipa do Santander da assessoria à NOS, Rodrigo Teixeira, responsável da área de tecnologia, media e telecomunicações / fusões e aquisições do Santander a nível global, vincou que “esta operação evidencia o elevado interesse pelo setor, agora ainda mais defensivo, neste momento único que estamos a viver”.

Esta operação foi a terceira vez que o Santander, em quatro meses, a nível global, prestou assessoria financeira em transações de torres de telecomunicações.

Acácio Rego, responsável da área de corporate finance / fusões e aquisições do Santander em Portugal referiu que “no setor de telecomunicações, assessorámos todas as transações de torres que tiveram lugar até agora em Portugal”.

O Santander já tinha assessorado algumas operações de M&A em Portugal, tendo atuado como assessor financeiro da Cellnex na compra da Omtel. O Santander também assessorou a Sonae Sierra e a APG na venda de 50% da Sierra Prime à Allianz e Elo, e participou como assessor da Glennmont Partners na venda do seu portefólio fotovoltaico em Portugal à Finerge.

https://jornaleconomico.pt/noticias/cellnex-compra-torres-de-telecomunicacoes-da-nos-por-550-milhoes-de-euros-575353

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.