[weglot_switcher]

Santos Silva em Bruxelas para participar em várias frentes diplomáticas

Ministro dos Negócios Estrangeiros participa no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia e nas Reuniões Ministeriais UE-ASEAN e UEUnião Africana.
  • Cristina Bernardo
21 Janeiro 2019, 07h45

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desloca-se hoje a Bruxelas para participar no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (CNE), bem como na reunião ministerial entre a União e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e ainda na reunião ministerial entre a UE e a União Africana (UA).

Segundo nota oficial do Ministério, “o CNE inicia-se com uma troca de pontos de vista sobre assuntos da atualidade internacional, nomeadamente os relacionados com os últimos desenvolvimentos políticos internos na Venezuela e na República Democrática do Congo.

A agenda do Conselho prossegue com um ponto da situação sobre a implementação do Plano de Ação contra a Desinformação, publicado em dezembro passado, seguindo-se a preparação da Ministerial UE–Liga de Estados Árabes, prevista para 4 de fevereiro, e da Ministerial UE–ASEAN, que se realizará logo a seguir ao CNE”.

À margem do CNE, o ministro dos Negócios Estrangeiros participará ainda num pequeno-almoço de trabalho organizado pela Finlândia, sobre a prevenção e mediação de conflitos em África.

À tarde haverá lugar à sessão plenária da Ministerial UE-ASEAN, na qual “os representantes dos dois blocos darão nota dos mais recentes desenvolvimentos internos às duas regiões, trocarão pontos de vista sobre temas regionais e internacionais, e debaterão o reforço das relações UE-ASEAN, com enfoque nos domínios da conectividade e do comércio. Serão igualmente discutidas questões transversais prioritárias para 2019, tais como as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável, a cibersegurança, a pesca ilegal e a gestão de fronteiras”.

No dia seguinte, terça-feira, decorre a sessão plenária da Ministerial UE-União Africana, durante a qual “será assegurado o seguimento da 5ª Cimeira UA-UE de Abidjan, ocorrida em novembro de 2017. Os ministros debaterão o futuro da cooperação entre as duas regiões, abordando três temáticas-chave: paz, segurança e governação; comércio, investimento e integração económica; e multilateralismo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.