[weglot_switcher]

Santos Silva: “Temos de ajudar os amigos britânicos a perceberem que a situação pandémica em Portugal é bastante razoável”

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, a justificação dos britânicos com a mutação nepalesa ” é um argumento de irrelevância estatística”.
4 Junho 2021, 15h19

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou esta sexta-feira que é preciso fazer os “amigos britânicos” perceberem que a situação epidemiológica de Portugal está controlada.

“O trabalho que temos pela nossa frente é de ajudar os nossos amigos britânicos a perceberem melhor que a situação pandémica em Portugal é bastante razoável”, garantiu Augusto Santos Silva, em entrevista à RTP, quando comentava a decisão do Reino Unido de excluir Portugal da sua lista verde de viagens isentas de quarentena ao regresso.

Para o governante, a taxa de positividade da Covid-19 continua reduzida em Portugal, ao contrário do que é afirmado pelas autoridades britânicas, e a justificação da mutação nepalesa “não colhe”. “Hoje, o argumento que usam é um argumento de irrelevância estatística”, assegurou. Existem 12 casos da variante indiana com essa mutação no país.

Depois de anunciada a medida, ontem, o ministério dos Negócios Estrangeiros criticou logo a decisão britânica. “Tomamos nota da decisão britânica de retirar Portugal da “lista verde” de viagens, uma decisão cuja lógica não se alcança. Portugal continua a realizar o seu plano de desconfinamento, prudente e gradual, com regras claras para a segurança dos que aqui residem ou nos visitam”, escreveu o gabinete de Santos Silva no Twitter.

O sector das viagens começou imediatamente a sentir o impacto da opção dos britânicos, quer nas ações das empresas de aviação e hotelaria quer nos preços. Esta sexta-feira, os voos para o Reino Unido dispararam mais de 180%. Assim, um britânico que queira marcar um voo a partir de Faro para a próxima segunda sujeita-se a pagar 265 euros, quando antes de anunciadas as medidas pagaria 94 euros.

Os dados mais recentes da Direção Geral de Saúde apontam que Portugal conta com um total de 851.461 casos confirmados de Covid-19, mais 430 face ao dia anterior. Existem 17.029 provocadas pela pandemia, sem nenhuma morte registada nas últimas 24 horas. A incidência a nível nacional, que tem aumentado nas últimas semanas, é de 69,8 casos de infeção por Covid-19 por cada 100 mil habitantes e em Portugal continental de 67,5 casos de infeção por cada 100 mil habitantes. O Rt a nível nacional está em 1,08 e em Portugal continental é de 1,10.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.