[weglot_switcher]

Santos Silva vai a Angola preparar visita de Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República visita Angola entre 5 e 9 de março mas ministro da Defesa viaja para este país no final desta semana para preparar chegada de Marcelo.
14 Fevereiro 2019, 07h40

O chefe da diplomacia portuguesa chega esta quinta-feira à noite a Luanda, numa deslocação destinada a preparar a visita de Estado do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Angola, de 5 a 9 de março, indica um comunicado do Governo angolano.

Neste documento, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) angolano salienta que a visita de Augusto Santos Silva, de cerca de 24 horas, será cumprida na íntegra só na sexta-feira, começando de manhã com um encontro, a sós, com o homólogo de Angola, Manuel Augusto.

Depois do encontro, para o que estão previstos 15 minutos, os chefes da diplomacia dos dois países irão copresidir um encontro de trabalho entre as delegações ministeriais de Angola e de Portugal, após o que se seguem declarações à imprensa.

No comunicado, o MIREX, que lembra que os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 9 de março de 1976, realça que, em junho de 2018, começaram as reuniões técnicas sobre consultas políticas bilaterais.

Nas reuniões preparou-se paralelamente a visita a Angola do primeiro-ministro português, António Costa, concretizada a 17 e 18 de setembro do mesmo ano, o que marcou o fim das relações tensas entre os dois países, na sequência da investigação judicial feita em Portugal ao antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente, no quadro da “Operação Fizz”.

Hoje, no comunicado, o MIREX lembra que as relações históricas, políticas, económicas, empresariais, culturais e de consanguinidade entre Portugal e Angola “constituem uma base sólida e abrangente para que os dois países e respetivos povos tenham uma cooperação cada vez mais dinâmica e diversificada”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.