[weglot_switcher]

Schulz termina coligação com a CDU: “Hoje é um dia difícil e amargo”

O SDP teve o pior resultado de sempre. “Vamos lutar pelos nossos valores na próxima legislatura”, garantiu o social-democrata.
24 Setembro 2017, 17h40

O líder do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), Martin Schulz, assumiu a derrota nas eleições da Alemanha. No discurso que sucedeu as primeiras projeções, o dirigente disse que o partido não alcançou os seus objetivos. “Hoje é um dia difícil e amargo. Não quero usar eufemismos. (…) Perdemos estas eleições legislativas”, afirmou.

Martin Schulz agradeceu aos eleitores que lhe deram os 20,2% dos votos e aplaudiu quem apoiou o partido nas ruas, na Internet e quem votou. “Foi uma campanha como nunca vimos”, referiu o antigo presidente do Parlamento Europeu. “Vamos lutar pelos nossos valores na próxima legislatura”, garantiu, acrescentando que vão lutar pela coesão e justiça sociais.

O SDP teve o pior resultado de sempre nas eleições alemãs deste domingo, mas não deu o ‘braço a torcer’ e pôs fim à coligação com a União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel: “Esta noite termina também a grande coligação com a CDU. (…) Concorri para ser o novo chanceler”, sublinhou.

Martin Schulz mantém-se na liderança do ‘grande’ derrotado destas legislativas. “Nas próximas semanas e nos próximos meses vamos repensar a nossa política. Como novo presidente do SPD, acho que a minha tarefa é configurar o futuro do SPD juntamente como todos os membros [do partido]”, garantiu o político social-democrata.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.