[weglot_switcher]

Secretaria de Estado da Ação Social muda-se hoje para a Guarda

A decisão do Governo de ‘descentralizar’ essa secretaria integrada no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visa garantir uma maior proximidade governamental dos cidadãos e o reforço da coesão territorial.
9 Dezembro 2019, 13h17

A nova secretaria de Estado da Ação Social, tutelada por Rita Cunha Mendes, vai começar esta segunda-feira a funcionar na cidade da Guarda. A decisão do Governo de ‘descentralizar’ essa secretaria integrada no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visa garantir uma maior proximidade governamental dos cidadãos e o reforço da coesão territorial.

A sede da secretaria de Estado da Ação Social vai ficar antigo Palácio das Corporações, onde funciona o Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, mas a estrutura governamental deve ficar, temporariamente, na delegação distrital da Guarda do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT). Isto porque o antigo Palácio das Corporações precisa de obras de adaptação, que não estão concluídas a tempo de albergar a nova secretaria de Estado.

A secretaria mantém, no entanto, gabinete em Lisboa, no respectivo ministério. O mesmo acontece com as outras duas secretarias que já foram descentralizadas: a secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, liderada por João Catarino e que fica sediada em Castelo Branco, e a secretaria de Estado da Valorização do Interior, de Isabel Ferreira em Bragança.

Rita Cunha Mendes conhece bem o distrito da Guarda, onde chegou a ser diretora adjunta do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social e vice-presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.