Secretária de Estado Teresa Ribeiro inicia visita de quatro dias a Cabo Verde

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação visitará ainda as ilhas de São Vicente e Santo Antão e assinará vários protocolos de cooperação entre os dois países.

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, iniciou esta segunda-feira uma visita de quatro dias a Cabo Verde, informou recentemente o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.

A visita enquadra-se, segundo uma nota oficial, “na excelência do diálogo político e de cooperação bilateral”, e tem por objetivo fazer um balanço da execução do Programa Estratégico de Cooperação/PEC, 2017-21, bem como perspetivar a cooperação entre Cabo Verde e Portugal para 2019.

O ponto alto da visita será uma reunião bilateral com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, que aconteceu esta manhã. A governante portuguesa tem também em agenda diversos outros encontros com autoridades cabo-verdianas, nomeadamente com o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, a ministra da Educação, Maritza Rosabal, e o director executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbo.

Avança ainda a mesma fonte que, durante a visita, serão homologados e assinados vários protocolos de cooperação, entre os quais uma adenda ao protocolo de cooperação no domínio da Educação, visando a renovação da Assessoria Técnica do “Projeto de Reforço Técnico das Capacidades Nacionais no Domínio do Desenvolvimento Curricular”.

Além disso, será rubricada outra adenda ao protocolo tripartido (entre o Instituto Camões e os Ministérios da Educação e da Cultura), no domínio da Educação e Cultura, visando a operacionalização do alargamento (Fase II) do Projeto “Dinamização de Bibliotecas Escolares (DBE)”.

Haverá ainda espaço para homologação do Protocolo de Cooperação no domínio da Cultura (Património edificado), visando o “Restauro da Capela Gótica da Igreja Nossa Senhora do Rosário” da Cidade Velha e do Protocolo de Cooperação no domínio da Comunicação Social – “Projecto de Capacitação Profissional da Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress”.

Ademais, proceder-se-á à homologação do Protocolo tripartido de Cooperação no domínio da Saúde, visando a execução do Centro de Hemodialise no Hospital Dr. Baptista de Sousa, em São Vicente, e a assinatura da adenda ao protocolo de cedência de terreno das novas instalações do CCP/Pólo do Mindelo. Ainda durante a visita, serão realizadas visitas à Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV) na Praia, à cidade da Assomada para inaugurar Biblioteca Escolar da Escola de Nhagar, à Cidade Velha para uma visita guiada à Igreja Nossa Senhora do Rosário e à Sé Catedral.

Ler mais
Recomendadas

Cabo Verde aprova programa com 5 milhões de euros para combate à seca e mau ano agrícola

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, explicou que o valor será distribuído por três áreas: pecuária e manutenção da capacidade produtiva com cerca de 882 mil euros, mobilização da água e a sua gestão 2 milhões de euros e criação de emprego 2,1 milhões euros.

Governo de Cabo Verde cria fundo soberano de 90 milhões de euros

Com a constituição deste mecanismo, o executivo pretende, segundo o ministro das Finanças cabo-verdiano, alavancar os grandes projetos das empresas locais com dificuldades de encontrar financiamento junto da banca.

José Maria Neves admite “forte possibilidade” de se candidatar a Presidente de Cabo Verde em 2021

O antigo primeiro-ministro cabo-verdiano pondera concorrer, dentro de dois anos, às eleições presidenciais.
Comentários