[weglot_switcher]

Secretária Regional da Cultura diz que vai dar prioridade a preservação do património imaterial da Madeira

Paula Cabaço destacou o trabalho que tem sido feito nos diversos museus da Região, bem como no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, com exposições temporárias itinerantes, projetos, oficinas e publicações.
19 Junho 2019, 16h06

Na apresentação do livro “A presença das charolas nas festas do Espírito Santo no Arco da Calheta”, que decorreu na passada terça-feira, a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, garantiu que o Governo Regional vai continuar a dar prioridade à recuperação, valorização e salvaguarda do património cultural imaterial da Madeira.

Neste sentido, Paula Cabaço destacou o trabalho que tem sido feito nos diversos museus da Região, bem como no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, com exposições temporárias itinerantes, projetos, oficinas e publicações.

“O Museu Etnográfico da Madeira possui uma base de inventariação, adquirida pelo Governo Regional e que, permite, desde 2016, inventariar o Património Cultural e Imaterial”, apontou a Secretária Regional.

Por outro lado, Paula Cabaço refere que em 2016 foi criado o Portal dos Museus, plataforma on-line que permite ao público pesquisar e conhecer as tradições, expressões orais, técnicas tradicionais, práticas sociais, rituais e eventos festivos.

A Secretária Regional ainda agradeceu o contributo da Associação Cultural e Musical Xarabanda, pelo trabalho feito ao longo de vários anos, na pesquisa, recolha e inventariação das tradições madeirenses, e também à autora da obra, Carina Teixeira, por ser “um exemplo da educação, formação e qualidade dos nossos jovens. Mas também um exemplo de que a importância de conhecer quem somos, as nossas tradições, o que nos distingue e marca enquanto povo, são uma garantia de que saberemos sempre acarinhar, preservar o nosso património cultural imaterial e que esse conhecimento ser-nos-á fundamental na vivência do tempo presente, na construção do tempo futuro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.