[weglot_switcher]

Segundo encontro entre Trump e o líder da Coreia do Norte mais perto de acontecer

Um segundo encontro com Trump parece ser algo ambicionado por Kim Jong-un, que terá afirmado num discurso de ano novo que estaria disposto a encontrar com o presidente dos EUA “a qualquer momento”.
18 Janeiro 2019, 11h00

O principal intermediário da Coreia do Norte para os assuntos relacionados com armamento nuclear, Kim Yong-chol, chegou na quinta-feira, 17 de janeiro, aos Estados Unidos para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, naquela que será uma tentativa de abrir caminho para uma segunda cimeira EUA-Coreia do Norte, que culminará num segundo encontro entre os chefes de Estado dos dois países. O encontro entre o emissário de Pyongyang e Trump deverá ocorrer esta sexta-feira.

Kim Yong-chol, que é um ex-chefe dos serviços de espionagem da Coreia do Norte, deverá primeiro encontrar-se com o secretário de Estado Mike Pompeo e só depois poderá surgir a hipótese de reunir com Trump, segundo fonte citada pelo “The Guardian”.

Esta é a primeira vez desde junho de 2018, quando esteve em Washington para marcar o histórico encontro de Singapura, que Yong-chol está nos Estados Unidos. Naquela altura, o encontro entre os dois líderes levou a que o líder norte-coreano admitisse a desnuclearização da península coreana, levando Trump a afirmar que a Coreia do Norte não representaria mais “uma ameaça nuclear”.

A ida do homem de Pyongyang a Washington estaria marcada desde novembro de 2018 – foi Pompeo quem combinou a visita de Yong-chol aos EUA – e é vista como um sinal positivo para o potencial segundo encontro entre Donald Trump e Kim Jogn-un

Um segundo encontro com Trump parece ser algo ambicionado por Kim Jong-un, que terá afirmado num discurso de ano novo que estaria disposto a encontrar com o presidente dos EUA “a qualquer momento”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.