[weglot_switcher]

Segundo maior acionista da REN quer vender participação de 12%

O Oman Oil Company SAOC quer vender os seus 12%. A empresa omanita avisa que o processo de venda ainda não foi iniciado e que nenhuma decisão formal foi ainda tomada. Participação vale mais de 190 milhões de euros.
18 Maio 2021, 21h19

O segundo maior acionista da REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou que quer vender a sua participação na empresa.

O Oman Oil Company SAOC quer vender os seus 12%, num total de 80,1 milhões de ações, segundo comunicado divulgado hoje na CMVM. A Oman Oil entrou no capital da REN em 2012.

Feitas as contas, com as ações da REN a valerem 2,38 euros, esta participação vale 190,6 milhões de euros.

A maior acionista da REN é a State Grid, uma empresa pública chinesa, com 25%, detendo 166,7 milhões de ações.

Na terceira posição surge a Lazard Asset Management com 7%, seguida da seguradora Fidelidade com 5,3%, dos espanhóis da Red Elétrica Internacional, e a Great-West Lifeco.

No comunicado, a empresa omanita diz que já contratou assessores financeiros e legais para a venda que vai ser feita através de uma colocação privada (private placement).

O processo de venda ainda não foi iniciado e a OQ ainda está a “considerar o formato” da venda.

Apesar da intenção da venda, “nenhuma decisão formal foi tomada sobre as vendas ou as condições em que podem ser implementadas”.

“A venda da participação na REN está sujeita a processos de aprovação internos e se as condições de mercado” foram consideradas as adequadas.

“No caso da venda ser finalizada” e se a OQ deixar de ter uma participação na REN, a empresa garante que vai informar o mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.