[weglot_switcher]

“Segura” e “personalizada”. Banco Nacional Suíço revela nova nota de 20 francos

Nota de 20 francos suíços tem um ‘design’ atualizado e uma nova gama de elementos de segurança. Mantém a cor vermelha da anterior mas é feita num material mais resistente, com três camadas.
  • Denis Balibouse/REUTERS
10 Maio 2017, 14h45

Depois de a nova série de notas de 50 francos ter sido distinguida com o título de “nota do ano”, pela International Bank Note Society (IBNS), o Banco Nacional Suíço revelou esta quarta-feira um novo projeto para alteração da nota de 20 francos suíços. Tal como a anterior, a nova nota vem com um design atualizado e com uma nova gama de elementos de segurança, com a finalidade de a tornar “ainda mais segura”.

A nota de 20 francos suíços mantém a cor vermelha da anterior mas é feita num material mais resistente, com três camadas, que é também mais difícil de falsificar. Entre os elementos de segurança contam-se um globo que muda de cor, um mapa prateado da Suíça e uma cruz que se transforma na bandeira do país. Segundo o vice-presidente do Banco Nacional Suíço, Fritz Zurbruegg, esta poderá vir a ser considerada a nota mais segura do mundo.

Em termos de design, a nota centra-se no tema “luz” e na sua relação com a imaginação e o processo criativo presente em “muitas das facetas da Suíça”. De um lado da nota está representado o Festival de filmes de Locarno, que se realiza todos os anos no sul do país, e do outro estão desenhos de borboletas. A antiga versão apresentava o retrato do compositor suíço Arthur Honegger.

“O público encontra nesta nota num design atraente e recursos de segurança fáceis de lembrar”, afirmou Fritz Zurbruegg.

A nota será posta em circulação a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de maio, sendo que esta irá coexistir com as notas antigas, até essas serem recolhidas na sua totalidade pelos bancos em data ainda não especificada.

Esta é a segunda nota a ser lançada desde a versão apresentada há 20 anos. A nota de 50 francos foi a primeira a entrar em circulação. Seguem-se a de 20, 10, 200, 1000. A última, a nota de 100 francos, deve ser lançada só em 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.