[weglot_switcher]

Seguradora Zurich recusa pagar erros dos gestores do BES

Apólice de 16 milhões de euros cobria atos de gestão de antigos executivos do BES, mas seguradora invalidou-a. Alega que sabiam de práticas ilegais.
18 Janeiro 2019, 08h40

 

A Zurich invalidou a apólice de seguro de responsabilidade civil profissional, contratada no final de 2013 pelo Banco Espírito Santo (BES) e que segurava os antigos administradores executivos desse banco contra perdas e danos resultantes de violação dos deveres profissionais, por erro ou omissão, de carácter negligente, nos atos de gestão. Fonte próxima ao processo revelou ao Jornal Económico que a seguradora suíça recusou cobrir os riscos decorrentes da atividade profissional dos ex-gestores dois meses após a resolução do BES, a 3 de agosto de 2014. Esta apólice ascendia a um valor anual de 16 milhões de euros e abrangia o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, além de outros executivos do banco, como José Manuel Espírito Santo, Rui Silveira e Amílcar Morais Pires.

“A recusa da Zurich na cobertura de riscos surgiu dois meses após a resolução do BES, a 3 de agosto de 2014. A seguradora invalidou a apólice com um montante de cobertura de 15,8 milhões de euros por ano, com o argumento de que à data da assinatura da apólice os membros dos órgãos da entidade segurada sabiam das práticas desconformes que estavam a ser levadas a cabo pelo banco”, revela a mesma fonte.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.