Desde sempre que a saúde e a segurança andam de mãos dadas dentro das organizações, de forma a garantirem condições de trabalho eficientes para o bem-estar dos seus colaboradores. Mas, se antes a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) já representava um enorme desafio para a gestão das organizações, independentemente da sua dimensão, agora tornou-se ainda maior.

Nos últimos dias, temos assistido à rápida evolução da Covid-19 – provocada pelo novo Corona vírus, em as empresas se viram obrigadas a implementar planos de contingência e tiveram de tomar um conjunto de medidas, que abrangessem todos os seus Colaboradores, e que garantissem que eram cumpridos os princípios essenciais para a sua proteção.

De forma a responder a este cenário, totalmente atípico, a tecnologia surge, agora mais do que nunca, como ferramenta essencial para auxiliar as organizações a gerir os seus planos de contingência e o estado dos seus colaboradores, para além da gestão de uma força de trabalho distribuída remotamente.

Simplificar todos os processos inerentes a esta área, controlar e gerir de uma melhor forma os colaboradores em quarentena ou apenas em trabalho remoto, saber quem são as pessoas pertencentes a grupos de risco mais elevado e identificar postos de trabalho com elevado risco de contágio, fazendo um uso mais eficaz e eficiente da tecnologia, irá, sem dúvida, harmonizar todos os processos relacionados com as certificações ou cumprimento de todas as normas obrigatórias com vista a garantir a todos os colaboradores a maior segurança, perante esta pandemia global.

E permite de igual forma comunicar de forma assertiva e célere com todos os stakeholders deste tipo de informação (autoridades, mercado, colaboradores, administração, acionistas…). Desta forma, nunca fez tanto sentido apostar num software de gestão que possa disponibilizar todo o apoio necessário às chefias, numa altura em que são imensos os processos com que têm de se preocupar, mas acima de tudo que possibilite uma monitorização e acompanhamento do estado em que cada um dos seus colaboradores se encontra e como esse estados pode evoluir ao longo do tempo.

Apostar numa solução adequada, mais do que reduzir custos, possibilita também maximizar e agilizar os processos de gestão de atividades médicas ou de enfermagem relacionadas com o surto Covid-19. E para tornar todo o processo mais ágil, permite ainda enviar notificações aos colaboradores e responsáveis, com avisos e recomendações, nomeadamente: o envio ou upload de documentação relevante, alertas e planos de contingência por setor de atividade (para prestadores de serviços), ou até mesmo informá-los da probabilidade de terem estado em contacto com casos suspeitos.

Por outro lado, é ainda possível desenvolver relatórios de suspeições de casos vs. confirmações, o que possibilita às empresas o controlo de ausências por quarentena e acesso rápido ao plano de contingência.

Numa altura em que a segurança e rapidez de ação são as palavras-chave, as organizações devem procurar incluir soluções que lhes permitam obter, de forma rápida e intuitiva, uma visão geral da sua situação atual e de como a Covid-19 está, ou poderá estar a afetar os seus colaboradores.

Tomar medidas mais seguras e que possam reduzir o risco de contágio, salvaguardando a segurança de todos, mas, ao mesmo tempo, possibilitando a sua atividade (procurando rapidamente substituição na função, por exemplo, ou antecipando problemas nos seus projetos ou clientes), é o que as organizações devem agora ter sempre presente.