[weglot_switcher]

Segurança Social: Tem a certeza de que os seus descontos estão todos bem?

O valor dos descontos é também uma espécie de seguro, não só de reforma, mas também de doença e de desemprego.
8 Maio 2019, 11h00

Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. No entanto, há esquecimentos e erros que podem custar caro. Há pessoas a quem faltam vários anos de descontos e que só souberam recentemente quando foram consultar a carreira contributiva.

No caso dos trabalhadores independentes, tem noutra “pasta” quanto tem de pagar este mês e se tem dívidas de meses passados. Pode ficar ainda a saber se recebeu a quantia certa quando se trata de um subsídio de desemprego, baixa ou maternidade.

Veja aqui como pode ver se todos os seus descontos estão bem feitos e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

Siga os passos:

– Entre em www.seg-social.pt

– Clique em Segurança Social Direta, que está no topo da página

– Introduzir o seu número de Segurança Social e a password de acesso ao serviço. Caso não esteja registado, é nesta página que o poderá fazer. Aproximadamente, num prazo de cinco dias, recebe a palavra-chave em casa.

– Quando entrar na sua área aparecem seis opções: Conta-corrente, Família, Emprego, Doença, Acção Social e Pensões.

– Escolha a opção “Emprego” – “Remunerações” – “Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores” ou “Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores”.

– Na opção Conta-corrente, em “posição actual” pode ficar a saber quais os valores a receber (subsidio de doença ou de desemprego), a devolver, a pagar ou valores em acordo ou plano prestacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.