Segurança Social: Tem a certeza de que os seus descontos estão todos bem?

O valor dos descontos é também uma espécie de seguro, não só de reforma, mas também de doença e de desemprego.

Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. No entanto, há esquecimentos e erros que podem custar caro. Há pessoas a quem faltam vários anos de descontos e que só souberam recentemente quando foram consultar a carreira contributiva.

No caso dos trabalhadores independentes, tem noutra “pasta” quanto tem de pagar este mês e se tem dívidas de meses passados. Pode ficar ainda a saber se recebeu a quantia certa quando se trata de um subsídio de desemprego, baixa ou maternidade.

Veja aqui como pode ver se todos os seus descontos estão bem feitos e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

Siga os passos:

– Entre em www.seg-social.pt

– Clique em Segurança Social Direta, que está no topo da página

– Introduzir o seu número de Segurança Social e a password de acesso ao serviço. Caso não esteja registado, é nesta página que o poderá fazer. Aproximadamente, num prazo de cinco dias, recebe a palavra-chave em casa.

– Quando entrar na sua área aparecem seis opções: Conta-corrente, Família, Emprego, Doença, Acção Social e Pensões.

– Escolha a opção “Emprego” – “Remunerações” – “Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores” ou “Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores”.

– Na opção Conta-corrente, em “posição actual” pode ficar a saber quais os valores a receber (subsidio de doença ou de desemprego), a devolver, a pagar ou valores em acordo ou plano prestacional.

Ler mais

Relacionadas

Sou trabalhador independente. Como posso pedir isenção de Segurança Social?

Os trabalhadores independentes têm direito a isenção do pagamento da taxa contributiva para a Segurança Social. Saiba quais as condições para solicitar este benefício.

Sabe quantos dias pode faltar ao trabalho para dar assistência à família?

No Dia da Segurança Social tiramos as dúvidas sobre quantos dias e em que circunstâncias pode faltar ao trabalho, para prestar auxílio à sua família.

“Quanto vou ganhar na reforma?”: Veja aqui como fazer as contas

Sabia que pode simular o valor e a idade da sua reforma? A Segurança Social tem uma ferramenta informática que permite saber o dia em que se pode reformar e quanto vai receber. Veja aqui como funciona.
Recomendadas

Endividamento da economia aumentou 3,1 mil milhões de euros em 2019

O endividamento da economia aumentou em termos nominais no final de 2019, face a igual período de 2018. No entanto, em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 352,1% para 341,2%.

Dívida pública caiu para 118,2% em 2019, abaixo das estimativas do Governo

A dívida pública na ótica de Maastricht prossegue uma trajetória descendente, já que diminuiu face aos 122,2%, registados em 2018. Fixou-se ainda abaixo dos 118,9% esperados pelo Governo.

Isabel dos Santos impugna arresto de contas bancárias em Portugal

A empresária diz que não consegue pagar salários, ao fisco, Segurança Social e a fornecedores. Adianta ainda que as empresas nas quais detém participação maioritária têm empréstimos por reembolsar, no valor de 180 milhões de euros, tendo já reembolsado 391 milhões.
Comentários