[weglot_switcher]

Seguros: JE promove debates sobre resposta à pandemia e desafios do sector

Os debates serão transmitidos através da plataforma multimédia JE TV (www.jornaleconomico.pt), na quinta-feira, 15 de abril, a partir das 15:00, e seguem-se à publicação pelo JE do “Quem é Quem no Setor Segurador em Portugal”.
  • Mesa redonda seguros 2021
14 Abril 2021, 17h30

A forma como o sector segurador português reagiu à pandemia de Covid-19 e os desafios que se colocam ao seu desenvolvimento vão estar em debate num conjunto de três mesas redondas promovidas pelo Jornal Económico (JE) com agentes do sector.

Os debates serão transmitidos através da plataforma multimédia JE TV (www.jornaleconomico.pt), na quinta-feira, 15 de abril, a partir das 15:00, e seguem-se à publicação pelo JE do “Quem é Quem no Setor Segurador em Portugal”.

Os impactos da crise pandémica e a forma como o sector segurador está a responder juntou Ricardo Pinto dos Santos, presidente da MDS Portugal; José Inácio, CEO da Advance Care; Joaquim Simplício, membro do conselho de administração da Mútua de Pescadores; e Ana Teixeira, co-founder e CEO da Muday. Como está o mercado a reagir aos efeitos da pandemia, quais os segurados procurados pelos clientes para este período crítico e como a mobilidade está a afetar as decisões são alguns dos temas abordados.

As novas tecnologias e os novos canais de distribuição e como estão a transformar a indústria são o ponto de partida para um painel com a presença de Ana Aragão, diretora da Victoria Seguros para as áreas Saúde, Pessoas e Vida; de Miguel Costa Duarte, presidente do conselho de administração da Costa Duarte Seguros; de José Pina, CEO da Future Healthcare; de Ricardo Raminhos, administrador-executivo da MGEN; e de Jorge Miranda, Regional Manager da MSG Life Iberia. É sabido que o sector enfrenta mudanças no próprio negócio, como a introdução de novas tecnologias, de novos canais de distribuição e o crescendo da concorrência. Por outro lado, as alterações climáticas têm-se manifestado através de eventos extremos, que aumentaram o poder e a frequência, alterando o perfil dos riscos que as seguradoras enfrentam, em diferentes segmentos, como, por exemplo, no da agricultura.

Finalmente, o quadro macroeconómico, com um invulgarmente longo período de taxas de juro baixas ou negativas, coloca desafios à gestão da rendibilidade dos ativos, quando a margem para o aumento dos prémios é muito limitada. No painel dedicado aos desafios da rendibilidade e os mercados em mudança que obrigam à customização e a novos modelos na resposta às necessidades dos clientes estão presentes Rodrigo Simões de Almeida, CEO da Marsh e da Mercer; Pedro Rego, CEO da corretora F. Rego; João Pedro Borges, presidente do conselho de administração executivo da CA Seguros; Carlos Martins, diretor-geral da Sabseg; e João Cardoso, CEO da Lovys.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.