Seis dos maiores bancos mundiais juntam-se para criar moeda digital

Barclays, o Credit Suisse, o Canadian Imperial Bank of Commerce, o HSBC, o MUFG e a State Street superaram o ceticismo quanto à moeda digital e querem tornar os mercados financeiros mais eficientes.

Ler mais

Seis dos maiores bancos mundiais juntaram-se para criar uma nova forma de dinheiro digital, avança o Financial Times (FT). O objetivo é competir com o blockchain, a tecnologia subjacente ao bitcoin, e estas entidades esperam começar já no próximo ano.

A Barclays, o Credit Suisse, o Canadian Imperial Bank of Commerce, o HSBC, o MUFG e a State Street querem tornar os mercados financeiros mais eficientes e, para isso, é preciso trabalharem em conjunto.

A adesão de mais bancos ocorre quando o projeto está numa nova fase de desenvolvimento. As entidades financeiras estão em discussões com os bancos centrais e estão a trabalhar no aumento da privacidade de dados e na proteção de segurança cibernética.

Hyder Jaffrey, chefe de investimento estratégico do UBS, afirmou que já estão em conversas “com bancos centrais e reguladores e vamos continuar este trabalho nos próximos 12 meses, com o objetivo de inaugurar no final de dezembro de 2018”, citado pelo FT.

A tecnologia blockchain é um conjunto complexo de algoritmos que permitem que a as moedas criptografadas – incluindo a bitcoin – sejam negociadas e verificadas eletronicamente numa rede de computadores.

Inicialmente, os bancos eram céticos relativamente à implementação deste tecnologia, por causa das preocupações com possíveis fraudes. Agora estão a explorar formas de como podem explorar a tecnologia.

A moeda digital está a ser desenvolvida pela Clearmatics Technologies, e tem como objetivo permitir que os grupos financeiros comprem ações, ou façam transferências entre eles sem ter esperar, como é habitual nas transferências típicas.

 

Relacionadas

Bitcoin ‘soma e segue’: Bate novo recorde e aproxima-se dos 5.000 dólares

Valorização da mediática criptomoeda já bateu os 385% este ano. Este mês, acumula um ganho de 63,5%.

O que dizem os analistas da Goldman Sachs sobre a Bitcoin?

O que é uma ICO? Como é tratada para efeitos fiscais? Através de perguntas e respostas, os responsáveis do grupo financeiro explicaram aos seus grandes clientes como vêem o fenómeno da criptomoeda.

Retalhistas usam bitcoins e genética para combater falsificação alimentar na China

A China é um dos principais responsáveis pela fraude no setor alimentar, que, anualmente, tem um prejuízo para a indústria internacional de cerca de 40 mil milhões de dólares.
Recomendadas

Hong Kong inaugura nova linha ferroviária de alta velocidade para o interior da China

Hong Kong inaugurou este sábado uma nova linha ferroviária de alta velocidade para o interior da China, que irá reduzir consideravelmente o tempo de viagem entre os dois territórios, sendo que parte da estação fica sob jurisdição chinesa.

Taxistas reagem com irritação a reunião com o PSD

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, afirmou aos presentes na Praça dos Restauradores, em Lisboa, que “foi irritante” a forma como foram recebidos pelo PSD na Assembleia da República.

Armador PCI implementa nova rota comercial em Cabo Verde

A PCI operará um navio com capacidade de transporte de 887 Teus nominais, com uma frequência de 14 dias, realizando ligações entre Algeciras e Tanger Med com destino a Cabo Verde, em 4 dias.
Comentários