Semana Mundial do Investidor: reguladores juntam-se pela educação financeira

Até sexta-feira, 78 países vão organizar iniciativas focadas na promoção da educação e proteção de investidores. Veja aqui as atividades organizadas pela portuguesa Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Ler mais

Começa esta segunda-feira a Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa da organização das comissões de valores, a International Organization of Securities Commissions (IOSCO). Portugal está entre os 78 países que vão organizar iniciativas focadas na promoção da educação e proteção de investidores.

“A World Investor Week (WIW) é uma campanha global, de uma semana, por meio da qual a IOSCO promoverá a conscientização quanto à importância da educação e proteção dos investidores, destacando as várias iniciativas dos reguladores de mercados de capitais nessas duas áreas críticas”, explicou o presidente do conselho da IOSCO e CEO da Comissão de Valores de Hong Kong, Ashley Alder, em comunicado.

Ao longo da semana, os reguladores na IOSCO vão organizar uma série de atividades, incluindo o lançamento de serviços e ações de comunicação para investidores, a realização de concursos para ampliar o conhecimento sobre iniciativas de educação de investidores, a organização de oficinas e conferências e a promoção de campanhas, locais e nacionais, em cada jurisdição.

Em Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai realizar uma jornada aberta da Biblioteca da CMVM, na segunda-feira, das 9h às 20h, com a presença de técnicos especializados no apoio ao investidor. Outras atividades incluem a participação de técnicos da CMVM em Biblioteca itinerantes em Lisboa, Grândola, Gouveia e Pombal.

Na quarta-feira, a CMVM organiza dois workshops sobre temas de inovação financeira – “A aplicação da tecnologia blockchain nos mercados de capitais” e “Robo-advice: o futuro do aconselhamento financeiro”, e um debate sobre o desenvolvimento do mercado de capitais. O regulador vai também inaugurar um prémio para a melhor tese de mestrado ou de doutoramento sobre inovação financeira.

“A WIW oferece uma oportunidade única para membros da IOSCO trabalharem em cooperação com todas as partes interessadas em educação e proteção dos investidores, tanto no nível local quanto internacional”, acrescentou o secretário-geral da IOSCO, Paul Andrews.

Recomendadas

Conheça as dicas do Portal da Queixa para comprar online de forma segura

Esteja sempre atento ao extrato do seu banco para confirmar se os valores debitados correspondem ao valor que gastou nas suas compras online.

Um em cada dois pagamentos na Europa já são ‘contactless’

Em Portugal, o número de transações ‘contactless’ duplicou de 2017 para 2018, o que demonstra a adesão dos consumidores às novas tecnologias, consideradas mais seguras e convenientes.

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis, nove e 12 meses

A Euribor a três meses, em valores negativos desde 21 de abril de 2015, voltou esta sexta-feira a ser fixada em -0,319%, o mesmo valor desde 30 de julho e um máximo dos últimos seis meses, contra o atual mínimo de sempre, de -0,332%, registado pela primeira vez em 10 de abril de 2017.
Comentários