[weglot_switcher]

Semapa Next e fundo holandês Aqua-Spark investem 6 milhões na empresa de bivaldes Oceano Fresco

A empresa da Nazaré vai utilizar o capital para expandir o negócio na Península Ibérica, lançar operações comerciais em larga escala, abrir um escritório em Lisboa e construir a sua primeira infraestrutura de armazenamento e embalamento de amêijoas de alta qualidade.
16 Novembro 2021, 10h00

No dia em que Portugal celebra os mares é anunciada uma das maiores rondas de investimento de sempre no sector. A empresa portuguesa Oceano Fresco, que se dedica à aquicultura de bivalves para alimentação saudável e sustentável, anunciou esta terça-feira que fechou uma ronda de financiamento série B de 6,1 milhões de euros, coliderada e pelo braço de capital de risco do grupo Semapa e pelo fundo holandês Aqua-Spark.

A empresa da Nazaré, que cultivar espécies de bivalves de alta qualidade, vai utilizar o capital para expandir o negócio na Península Ibérica, lançar operações comerciais em larga escala – o pontapé de saída será com espécies premium de amêijoas da Europa –, abrir um escritório em Lisboa e construir a sua primeira infraestrutura de armazenamento e embalamento.

O cofundador e CEO da Oceano Fresco, Bernardo Ferreira de Carvalho, afirma que os novos investidores “partilham a nossa visão sobre alimentação sustentável e a importância da inovação para a concretizar”. “Uma etapa termina, outra começa. É gratificante saber que a empresa conta com um apoio tão forte entre os melhores, mas isto vem apenas aprofundar o sentido de responsabilidade que a equipa já tem, de estar sempre à altura das expectativas”, completou Nuno Arantes e Oliveira, cofundador e presidente do conselho de administração.

A Oceano Fresco acredita que é possível regenerar a natureza mudando a forma como se cultiva o que se come e, portanto, faz cultivo de amêijoas venerupis corrugata e ruditapes decussatus, ambas em declínio e ameaçadas por espécies exóticas invasoras. Já conquistou investidores como a BlueCrow Capital, o que lhe permitiu construir um centro biomarinho na Nazaré e montar o primeiro viveiro de amêijoas em mar aberto ao largo do Algarve. Agora, conta com o apoio financeiro e a experiência em empreendedorismo da Semapa Next.

“Uma das prioridades estratégicas da Semapa Next é a de investir em empresas bem posicionadas para endereçar o imperativo da sustentabilidade com soluções escaláveis e economicamente viáveis. A Oceano Fresco está inteiramente alinhada com esta visão, visto que está a trazer a produção de amêijoas para o século XXI através de uma abordagem completamente integrada, escalável, sustentável, e baseada na ciência”, explicou o CEO da Semapa Next, Ricardo Pires. “A empresa aumentará a produção e continuará a introduzir soluções inovadoras para ir ao encontro da crescente procura dos consumidores por fontes de proteína saborosas e sustentáveis”, destaca.

O mesmo se passa com a Aqua-Spark, que vê os bivalves alinhados com a carteira das suas participadas. Na opinião de Mike Velings e Amy Novogratz, co-fundadores da Aqua-Spark, a Oceano Fresco “destacou-se como um exemplo “best-in-class” no cultivo de moluscos, com o potencial de escalar e de reorientar a indústria numa direção de maior sustentabilidade e transparência”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.