[weglot_switcher]

Senado dos EUA aprova nomeação do juiz Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal

Apesar dos testemunhos de três mulheres que o acusam de má conduta sexual, a nomeação de Kavanaugh como juiz do Supremo Tribunal foi hoje aprovada no Senado dos EUA, com 50 votos a favor e 48 contra. Apenas dois senadores não votaram alinhados com os respetivos partidos (uma republicana absteve-se e um democrata votou a favor).
6 Outubro 2018, 21h30

Após uma longa batalha jurídica e política, a nomeação de Brett Kavanaugh como juiz do Supremo Tribunal foi hoje aprovada no Senado dos EUA, com 50 votos a favor e 48 contra. Os testemunhos de três mulheres que o acusam de práticas de má conduta sexual e a subsequente investigação-relâmpago do FBI, cujo relatório final permanece em segredo (apenas os senadores tiveram acesso a essa informação), não foram suficientes para contrariar o alinhamento partidário: os senadores do Partido Republicano votaram quase todos a favor e os do Partido Democrata votaram contra.

De facto, apenas dois senadores não votaram alinhados com os respetivos partidos: uma republicana absteve-se e um democrata votou a favor. Importa também salientar a ausência de um senador republicano (o qual votaria a favor), por causa do casamento da sua filha. Enquanto os senadores votavam, centenas de pessoas manifestavam-se junto ao Congresso dos EUA, em Washington D.C., protestando contra a nomeação de Kavanaugh. A aprovação da nomeação é uma vitória para a agenda conservadora do presidente Donald Trump e do Partido Republicano, tendo em conta o perfil do novo juiz.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.