[weglot_switcher]

Sentimento económico alemão cresce pelo terceiro mês consecutivo

O instituto de investigação alemão (ZEW) revelou esta terça-feira que o sentimento económico entre os investidores subiu para os -15 face aos -17,5 do mês de dezembro.
22 Janeiro 2019, 11h19

O sentimento económico entre os investidores alemães registou melhorias pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com os dados revelados esta terça-feira, pelo instituto de pesquisa da Alemanha, ZEW, que indica perspectivas de crescimento da maior economia da Europa estão a subir lentamente, segundo a agência “Reuters”.

O ZEW revelou na sua publicação mensal que o sentimento económico entre os investidores subiu para -15, face aos -17,5 do passado mês de dezembro.

“É notável que a opinião económica da ZEW para a Alemanha não se tenha deteriorado ainda mais, dado o grande número de riscos económicos globais”, afirmou Achim Wambach, presidente da ZEW.

Achim Wambach referiu que”os investidores já reduziram consideravelmente as suas expetativas de crescimento económico nos últimos meses. “Novos fatores potencialmente negativos, como a rejeição do acordo do Brexit pela e o crescimento relativamente fraco da China no último trimestre de 2018, já foram antecipados”, salientou o presidente da ZEW.

A economia alemã cresceu 1,5% em 2018, a taxa mais fraca em cinco anos e marcadamente mais lenta do que no ano anterior, conforme os dados divulgados na semana passada, enquanto os exportadores são atingidos pelas disputas comerciais nos EUA e a indústria automóvel se esforça para ajustar-se aos padrões de poluição mais restritos.

O Governo alemão irá atualizar a sua previsão de crescimento económico para 2019 na próxima semana. Em outubro, o Ministério da Economia previu que o Produto Interno Bruto (PIB) atingiria os 1,8% em 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.